Imprimir

Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Empreendedorismo e Plano de Negócio
Semestre: Oitavo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
O fenômeno do empreendedorismo. A importância sócio-econômica do empreendedorismo. Perfil empreendedor. Visão, oportunidade e criatividade. Fatores que influenciam o empreendedorismo. O processo de criação de um novo negócio. Aspectos gerais sobre plano de negócios. Componentes do plano de negócios. Modelo de plano de negócio simplificado: o negócio; produto e serviços; análise de mercado; plano de marketing; plano financeiro. Operacionalização do plano de negócio. Análise do plano.

 

Conteúdo Programático:

UNIDADE I: Empreendedorismo
1. 1 - O fenômeno do empreendedorismo no mundo;
1.2 - O fenômeno do empreendedorismo no Brasil;
1.3 - A importância sócio-econômica do empreendedorismo;
1.4 - Fatores que influenciam o empreendedorismo.

UNIDADE II: Perfil Empreendedor
2.1 - Visão do empreendedor;
2.2 - Oportunidade de negócio;
2.4 - Matriz de validação de idéias;
2.3 - Criatividade e inovação.

UNIDAE III: Plano de Negócio
3.1 - O processo de criação de um novo negócio;
3.2 - Aspectos legais sobre plano de negócios;
3.3 - Componentes de um plano de negócios;
3.4 - Modelo de plano de negócio simplificado.

UNIDADE IV: Operacionalização do Plano de Negócio
4.1 - Mitos do empreendedorismo;
4.2 - Utilização do plano de negócio;
4.3 - Análise do plano de negócio.

 

Bibliografia Básica:
BIAGIO, L. A.; BATOCCHIO, A. Plano de Negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. São Paulo: Manole, 2005.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
SALIM, Cesar Simões et al. Construindo Planos de Negócios. 3. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

Bibliografia Complementar:
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de Plano de Negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo: Atlas, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3º Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo na Prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de Projetos Empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.