Imprimir

Curso: Enfermagem
Disciplina: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 02 Carga horária semestral: 40

 

Ementa:
O processo histórico do conhecimento, da ciência e da pesquisa. Investigação acerca do conhecimento, em particular da ciência. Pesquisa científica: conceito, finalidades, tipos, métodos e técnicas de pesquisa. Procedimentos técnicos e metodológicos de preparação, execução e apresentação da pesquisa científica. Formas de elaboração dos trabalhos acadêmicos. Normas técnicas (ABNT/BR). Metodologias de pesquisa em Enfermagem: noções epistemológicas e éticas. As abordagens qualitativas e quantitativas. Reflexão sobre os métodos de pesquisa: tradicionais, emergentes e de interface. A divulgação da pesquisa e a socialização do conhecimento.

 

Conteúdo Programático:

CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia científica: conceituação e importância.
Níveis de conhecimento: conhecimento empírico, conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico, verdade, evidência e certeza.
Espírito científico: natureza e qualidades do espírito científico; importância do espírito científico.

MÉTODO CIENTÍFICO
Ciência e método científico; características do método científico; estratégia e tática científica; circularidade do método científico.
Processo do método científico: observação, problema, hipótese e verificação científicas; análise e síntese.
Objetivos e alcance da ciência: ciência pura e ciência aplicada; fato, lei e teoria científica; descrição, explicação, predição e controle científico.
Bases da ciência: postulados da ciência.

PESQUISA CIENTÍFICA
Conceitos básicos: unidade, população, amostra e amostragem.
Observação e raciocínio: característica; mensuração de uma característica; escalas de medida; raciocínios dedutivo e indutivo.
Estágios de uma pesquisa científica completa: identificação e estabelecimento do problema científico; formulação da hipótese científica; busca e revisão das informações disponíveis; planejamento da pesquisa; condução da pesquisa; análise e interpretação dos resultados; difusão dos resultados.

MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA.
Objetivos de uma pesquisa científica: pesquisa descritiva, pesquisa exploratória e pesquisa explicativa.
Métodos de pesquisas descritivos e exploratórios: métodos analíticos e métodos sistêmicos: levantamento, estudo de casos, estudo de protótipos e modelagem matemática.
Pesquisa explicativa: relações causais de características; controle de características da amostra; métodos de pesquisa explicativos: experimento, estudo observacional e levantamento explicativo.

ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM
Organização institucional da pesquisa: formas de organização; equipes de pesquisa.
Identificação e seleção de problemas de pesquisa:
Projeto de pesquisa: documento do plano da pesquisa e sua importância; estrutura e elementos de um projeto de pesquisa.
Questões éticas.
As abordagens qualitativas e quantitativas.

CONSULTA DA LITERATURA E ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
Consulta da literatura: necessidade da consulta; estrutura da literatura científica; orientação e procedimento da consulta.
Trabalhos científicos: monografias, artigos e resenha crítica.

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ENFERMAGEM
Redação científica: linguagem científica e suas características; abreviaturas; ilustrações; citações e notas de pé de página.
Preparação de trabalho científico: planejamento; estrutura do trabalho científico: introdução, desenvolvimento e conclusão; sumário, prefácio e apêndice; bibliografia.
Apresentação de trabalho científico: aspectos exteriores: dimensões, preparação do texto, paginação, margens e espaços; apresentação das partes do trabalho: capa, folha de rosto, sumário, prefácio, introdução, desenvolvimento e conclusão.
Preparação de artigos para revistas especializadas, de livros e de textos para o grande público.
Preparação de material para difusão através de meios eletrônicos e multimídia: internet e recursos de software.
Preparação e apresentação de trabalhos em seminários e conclaves técnico-científicos: conteúdo e estrutura do trabalho; formas e técnicas de apresentação; recursos audiovisuais.

 

Bibliografia Básica:
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina. de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:
TEIXEIRA, E. As Três Metodologias. 7. ed. Rio de janeiro: Vozes 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
CARRARO, Telma Elisa; WESTPHALEN, Mary Z.A. Metodologia para a Assistência de Enfermagem: teorizações, modelos e subsídios para a prática. Goiânia: AB, 2001.
KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teorias da ciência e iniciação à pesquisa. 27 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.