Imprimir

Curso: História
Disciplina: Filosofia da Educação
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

Ementa:
Filosofia: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes. Diferentes perspectivas filosóficas da educação e sua vigência no Brasil. Enfoques e abordagens atuais em educação. Temas da educação contemporânea: poder, disciplina e autoridade. Problemas atuais da filosofia da educação. Tendências e correntes filosóficas e sua influência na teoria e prática da educação brasileira. Filosofia, Educação e Cidadania.

Conteúdo Programático:

Unidade I
Teoria:
1.1 - Origem da Filosofia;
1.2 - Acepções da Filosofia;
1.3 - Filosofia, Educação e Cidadania:
1.3.1 – Que Cidadania?
1.3.2 – Que Educação?
1.3.3 – Que Filosofia?
1.4 – Pluralismo, identidade e razão: Formação para a cidadania e a filosofia contemporânea.
1.5 - A dificuldade da educação na sociedade do espetáculo;

Unidade II
2.1– A leitura dos fundamentos da educação escolar (tradicional X libertador);
2.2 – Concepção ingênua e concepção crítica da educação;
2.3 – O Plano-processo de uma prática docente, o contexto teórico-prático;
2.4 – O Plano-processo na sala de aula.

Unidade III
3.1 – As ciências da Educação;
3.2 – A teoria na prática educacional;
3.3 – A educação como fenômeno global;
3.4 – Dimensões da teoria educacional;
3.5 – A visão metafísica da sociedade.

Unidade IV
4.1 – Ensino e Cultura;
4.2 – Educação e Comunidade;
4.3 – Estudamos problemas e não disciplinas;
4.4 – Qual é, pois, o problema;
4.5 – Ciência, educação e modernidade.

Casa:
Aprofundamento dos tópicos estudados, para a composição do Portfólio, no qual servirá para incorporar a 2º NVA.

Bibliografia Básica:

Básica:

FAVERI, JOSÉ ERNESTO DE. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. PETRÓPOLIS: VOZES, 2006.

GHIRALDELLI JR., PAULO. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. SÃO PAULO: ÁTICA, 2006.

PEIXOTO, ADÃO JOSÉ. FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 2. ED. CAMPINAS: ALÍNEA, 2004.

Complementar:

FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 2005.

FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 1996.

MORIN, EDGAR. SABERES GLOBAIS E SABERES LOCAIS. 4. ED. RIO DE JANEIRO: GARAMOND, 2004.

PAVIANI, JAYME. PROBLEMAS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 7. ED. CAXIAS DO SUL: EDUCS, 2005.

ARANHA, MARIA LÚCIA DE ARRUDA. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 3. ED. SÃO PAULO: MODERNA, 2006.