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Curso: Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Programação Orientada para Objetos
Semestre: Terceiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
Introdução aos conceitos de programação orientada a objetos. Abstração e modelo conceitual. Modelo de Objetos. Classes, atributos, métodos, mensagens/ações. Construtores e destrutores. Polimorfismo. Herança – simples e múltipla e suas conseqüências. Encapsulamento e ocultamento de dados. Conceitos e técnicas de programação. Múltiplas Linhas de Execução. Applets. Exceções e Depuração. Aplicações em ambiente WEB. Criação de projeto.

 

Conteúdo Programático:

1. Conceitos Básicos:
1.1. Herança;
1.2. Sobreposição de métodos;
1.3. Classes, atributos e métodos;
1.4. Variáveis de instância.

2. Objetos:
2.1. Estado do objeto;
2.2. Argumentos e tipos de retornos.
2.3. Encapsulamento.

3. Orientação a objetos:
3.1. Herança;
3.2. Herança para a redução de código;
3.3. Polimorfismo;
3.4. Sobrecarga de método.

4. Polimorfismo:
4.1. Classes abstratas;
4.2. Aplicando polimorfismo;
4.3. Classe Object;
4.4. Manipulando objetos de uma lista.

5. Manipulação de Objetos:
5.1. Variáveis Locais;
5.2. Variáveis de Instancia;
5.3. Construtores;
5.4. Sobrecarga de Construtores;
5.5. Construtores de Super Classe;
5.6. Coleta de Lixo.

 

Bibliografia Básica:
CLARK, Dan. Introdução à Programação Orientada a Objetos Com VISUAL BASIC .NET. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2003.
SIERRA, Kathy; BATES, Bert. Use a Cabeça – JAVA. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.
MELO, Ana Cristina. Desenvolvimento de Aplicações com UML: do conceitual à implementação. Editora: Brasport, 2001.

Bibliografia Complementar:
SANTOS, Rafael. Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SIERRA, Kathy; BATES, Bert. Use a Cabeça – Servlets & JSP. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005.