Imprimir

Curso: Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Empreendedorismo e Informática
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
Conceitos sobre empreendedorismo. Características e habilidades do empreendedor. Desenvolvimento e motivação da capacidade empreendedora: oportunidades de negócio na informática, leis de mercado, perfil do empreendedor, gerenciamento de negócio, técnicas de negociação, qualidade e competitividade. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas de computação. Fatores críticos de sucesso da administração da informática.

 

Conteúdo Programático:

Unidade i – introdução ao empreendedorismo
1.1. Conceitos sobre empreendedorismo e empreendedor.
1.2. O perfil do empreendedor, as características e habilidades empreendedoras.
1.3. O processo empreendedor.

Unidade ii – a empresa
2.1. Conceito de empresa.
2.2. Tipos de empresa.
2.3. A escolha do negócio adequado.
2.4. As oportunidades de negócios.
2.5. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas de computação.
2.6. Fatores críticos de sucesso da administração da informática.

Unidade iii – a capacidade empreendedora para desenvolvimento de negócios

3.1. Desenvolvimento e motivação da capacidade empreendedora.

3.2. Oportunidades de negócios na informática.

3.3. Leis de mercado.

3.4. Gerenciamento de negócio.

Unidade iv - plano de negócio
3.1. Conceito de negócio.
3.2. Análise dos ambientes (interno e externo).
3.3. Missão, visão, objetivos e estratégias de negócio.
3.4. Ferramentas de análise de mercado.
3.5. Fontes de novas idéias.
3.6. Desenvolvimento do plano de negócios.

 

Bibliografia Básica:

Dornelas, josé carlos a. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3.ed. Rio de janeiro: elsevier, 2008.

Harvard business review. Empreendedorismo e estratégia. Rio de janeiro: campus, 2002.

Peters, michael; hisrich, robert d. Empreendedorismo. Porto alegre: bookman, 2004.


Bibliografia Complementar:
Dornelas, j. C. A. Empreendedorismo corporativo. Rio de janeiro: campus, 2003.
Falabela, fernando. O segredo de luísa. Rio de janeiro: sextante, 2008.

Faria, marília de sant’anna e tachizawa, takechi. Criação de novos negócios: gestão de micros e pequenas empresas. 1ª ed. Rio de janeiro:fgv, 2002.

Harvard business review. Empreendedorismo e estratégia. 11.ed. Rio de janeiro: elsevier, 2002.

Peters, michael; hisrich, robert d. Empreendedorismo. Porto alegre: bookman, 2004.