Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 02 Carga horária semestral: 40

 

Ementa:
Linguagem, língua e texto. As diferentes linguagens, oral e escrita, como meio para produção, expressão, comunicação e interpretação de ideias. As variações linguísticas. As diversas normas e a adequação discursiva. Tipos de texto. Características dos gêneros literários. Estrutura e aspectos do desenvolvimento textual. Coesão e coerência. As diversas superfícies de leitura. Produção e recepção do texto: processos de síntese, ampliação, avaliação e reescrita. Leitura e interpretação de texto.

 

Conteúdo Programático:

Unidade I – Linguagem, Língua e texto.
1. Linguagem e língua como práticas sócio-históricas, como formas de ação sobre o outro e sobre o mundo.
2. As diferentes linguagens, oral e escrita, como meio de produção, expressão, comunicação e interpretação de ideias.

Unidade II – As variações linguísticas.
1. A heterogeneidade da língua. A mudança e a resistência à mudança
2. As diversas normas e a adequação discursiva: razões para aprender teoria gramatical.

Unidade III – Texto e textualidade
1.Os fatores de textualidade : coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
2. As estratégias para alcançar a aceitabilidade: necessidade de cooperação, qualidade, quantidade, pertinência e relevância das informações e as maneiras como essas informações são apresentadas (precisão, clareza, ordenação, concisão,etc.)
 3. As metas-regra de Charolles para alcançar a coerência: repetição (ou de continuidade), progressão, não-contradição e relação (ou articulação).

Unidade IV – Os gêneros textuais
1. Gêneros orais e escritos.
2. Gêneros e tipos de discurso: gêneros primários e secundários.

Unidade V – As diversas superfícies de leitura
1. Leitura e produção de sentidos.
2. O desenvolvimento do leitor.
3. As estratégias de leitura. Os processos de síntese, ampliação, avaliação e reescrita.
4. Leitura e interpretação de textos.

 

Bibliografia Básica

FÁVERO, L.L.Coesão e Coerência Textuais. São Paulo: Ática, 2006

GARCEZ, L.C. Técnica de Redação. São Paulo: Martins Fonte, 2004. 

INFANTE, U. Curso de Gramática Aplicada aos textos. São Paulo : Martins Fonte 2004.

PAULINO, G. Tipos de textos, Modos de leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

PÉCORA, A. Problemas de Redação. São Paulo: Martins Fonte, 2002.

Bibliografia Complementar:

AZEREDO, J.C. Fundamentos de Gramática do Português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo: Lucerna, 2001.

CUNHA, C.F.; CINTRA, L.F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FIORIN, J.L. Para Entender o texto: Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 2008.
VANOYE, F. Usos de Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.