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Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
Aplicação dos conceitos básicos de Pedagogia no ensino de Ciências Biológicas. Como ensinar Ciências Biológicas na educação básica. Introdução à pesquisa e prática pedagógica em Ciências Biológicas. Iniciação à pesquisa vinculada ao campo da educação – conhecimentos científicos metodológicos. Inserção do aluno na realidade educacional, rede pública, privada e movimentos sociais. Espaço interdisciplinar destinado a fazer ponte com a realidade do aluno e a prática pedagógica das escolas. A prática pedagógica na escola: sua relação com o contexto social. O projeto pedagógico das instituições. Os recursos pedagógicos na escola. A construção dos recursos pedagógicos. O ensino de Ciências Biológicas e os recursos pedagógicos.

 

Conteúdo Programático:

Unidade I –
1.1.  Conceitos básicos de Pedagogia no ensino de Ciências Biológicas: Pedagogia; Educação; Ensino; Aprendizagem;
- Como ensinar Ciências Biológicas na educação básica?

Unidade II -
2.1.  Introdução à pesquisa e prática pedagógica em Ciências Biológicas.
- Prática pedagógica na formação do educador;
- A pesquisa como instrumento da prática pedagógica;
- O que é pesquisar?
 - Iniciação à pesquisa vinculada ao campo da educação – conhecimentos científicos metodológicos;
- O Planejamento de Ensino e a prática Pedagógica: fases do planejamento, tipos de planejamento.

Unidade III –
3.1.  A prática pedagógica na escola: sua relação com o contexto social.
- Paradigmas educacionais e a formação do ser humano
- Prática pedagógica e formação do ser humano.
- Novas perspectivas para a formação de professores;
3.2. O projeto pedagógico das instituições:
- Projeto pedagógico e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96
- A importância para o trabalho docente
- Elaboração de projeto pedagógico uma ação necessária
-  O Ensino das Ciências no projeto Pedagógico
3.3. Os recursos pedagógicos na escola: importância e utilização
3.4.  O ensino de Ciências Biológicas e os recursos pedagógicos:
-  Recursos Audiovisuais;
- Ferramentas computacionais;
- Práticas no laboratório e na sala de aula espaço de ciências;
- Atividades externas - Programas de estudo por projetos e discussões que contribuam para que o aluno possa refletir sobre questões relacionadas ao estudo de Ciências Biológicas, aulas de campo - exploração de ambientes e coleta/ análise de material,
- Análise crítica de informações científicas veiculadas pela mídia;

Unidade IV–
4.1. Inserção do aluno na realidade educacional, rede pública, privada e movimentos sociais;
- Espaços de educação formal e não-formal;
- Espaço interdisciplinar destinado a fazer ponte com a realidade do aluno e a prática pedagógica das escolas (vivência).

 

Bibliografia Básica

ANDRADE, Maria Margarida de.  Introdução à metodologia do trabalho Científico. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ANDRADE, S. A. Bases filosóficas-científicas do pensamento ambiente ambiental. In: LEITE, A.  L. T.A.; MININI-MEDINA, N. (Orgs.). Educação ambiental: questões ambientais, conceitos, história, problemas e alternativas. Brasília: MMA, 2000. 4 v.

DEMO, Pedro. O desafio de educar pela pesquisa na educação básica. In: Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1997

VEIGA, I. P. A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001.

_______ . Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 4. ed. Campinas: Papirus, 1998.

Bibliografia Complementar:

AZEVEDO M.C.P.S Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A.M.P.  (org.), Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa  e  a Prática,  p. São Paulo: Thomson, 2004.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série. Brasília, 1998. 8v.

DEMO, Pedro. Pesquisar: o que é? In: Pesquisa: princípio científico e educativo. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MAZETTO, Marcos Masetto. Aulas vivas. São Paulo: Editores associados, 1992.

SNYDERS, Georges. Alunos felizes – reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. São Paulo: Paz e Terra, 1993.