Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica
Semestre:  Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
Pesquisa e prática pedagógica, observação e reflexão de atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto social e em escola de Ensino Fundamental. Ênfase nos procedimentos de observação e reflexão. Atuação em situações contextualizadas, com o registro dessas observações realizadas e a resolução de situações-problema. Situações simuladoras e estudo de casos. Este espaço também deverá ser utilizado para a integração horizontal das disciplinas do semestre com professores e alunos reunindo-se para debate de temas geradores.

 

Conteúdo Programático:

Unidade I
1.1. Estrutura e organização da Unidade Escolar: a participação dos sujeitos envolvidos no processo educacional
- O professor e seu papel no processo de construção e organização escolar.
- O professor e a construção de sua identidade profissional.
- A Gestão participativa na escola: Conselho Escolar; Conselho de Classe, Regimento Geral; PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola; Projeto-Político-Pedagógico.

Unidade II
2.1. O processo ensino-aprendizagem e o currículo escolar: o professor e sua participação na definição do currículo escolar.
- Níveis do Currículo: formal, real, oculto.
- Abordagens Curriculares: tradicionalista; tecnicista; escolanovista (progressista); construtivista; sócio-crítica; integrado ou globalizado.
- Planejamento Curricular.
- Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental (3º e 4ª ciclos) de Ciências Naturais e suas contribuições para o currículo escolar.
2.2.  A avaliação
2.2.1.  A avaliação dos sistemas escolares e de escolas.
2.2.2.  Avaliação do processo Ensino aprendizagem:
- Conceitos Básicos
- Funções da avaliação
- Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
- Instrumentos e técnicas para a avaliação.

Unidade III
- Trabalhando com projetos: Pedagogia de projetos; metodologia da problematização; projetos de intervenção.

Unidade IV
- Formação continuada: a escola como espaço de formação docente.
- A construção da práxis na formação de professores.

 

Bibliografia Básica

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais 5ª a 8ª série. Brasília, 2001. 4v.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em< www.mec.gov.br>. Acesso em: 24 maio 2010.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto alegre: ARTMED, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004. 5ªed.

VEIGA, I.P.A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001.

Bibliografia Complementar:

BERBEL, N.A. (Org.). Questões de ensino na Universidade. Conversas com quem gosta de aprender para ensinar. Londrina: Ed. UEL, 1998.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação, 2007. 26ª ed.

MORETTO, V.P. Prova – Um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 3ªed.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001.

NOGUEIRA, N.R. Pedagogia dos projetos – uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimentos das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2002.

VASCONCELLOS, C.S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

VEIGA, I.P.A. (Org.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 4. ed. Campinas: Papirus, 1998.