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Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Princípios da Pesquisa Pedagógica
Semestre:  Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 Carga horária semestral: 60

 

Ementa:
Estudos referentes à instituição escolar. Inserção do aluno na realidade educacional. Espaço interdisciplinar destinado a fazer ponte com a realidade do aluno e a prática pedagógica das escolas, visando a análise global e crítica da realidade educacional. A prática pedagógica na escola: sua relação com o contexto social. Organização de roteiros de observação do contexto escolar e da prática docente. Aplicação dos roteiros de observação nos campos de atuação. Análise e interpretação dos dados coletados. Orientação da participação em atividades docentes em campos de prática pedagógica. Elaboração e apresentação dos relatórios de atividades desenvolvidas.

 

Conteúdo Programático:

Unidade I

1.1.Estudos referentes à instituição escolar.
- A escola como espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento de pesquisa.
- a pesquisa como instrumento norteador da formação do profissional da educação.
- a escola na Sociedade Contemporânea.
- Paradigmas Educacionais e a formação do Ser Humano

1.2. Espaço interdisciplinar destinado a fazer ponte com a realidade do aluno e a prática pedagógica das escolas, visando a análise global e crítica da realidade educacional.
- ciência e pesquisa no campo educacional.
- construção de saberes pedagógicos, a partir da pesquisa educacional.

Unidade II
2.1. A prática pedagógica na escola: sua relação com o contexto social.
- A relação sociedade e escola.
2.2. inserção do aluno na realidade educacional.
-  Os instrumentos da pesquisa na prática educacional
- Observação e caracterização física, pedagógica e relacional da escola.
- Observação das atividades docentes em sala de aula e elaboração do perfil de turmas do Ensino Fundamental.
2.3. Organização de roteiros de observação do contexto escolar e da prática docente.
2.4. Aplicação dos roteiros de observação nos campos de atuação.

Unidade III:
 3.1. Orientação da participação em atividades docentes em campos de prática pedagógica.
- o professor e a prática da pesquisa: uma relação complexa.
- Projetos de intervenção e o ensino de Ciências.
- Elaboração e apresentação dos relatórios de atividades desenvolvidas.
- Relatório o que é?
- Tipos de Relatório
- como elaborar um relatório
3.3. Analise e interpretação dos dados coletados nos campos de prática pedagógica.
- o que é a análise e interpretação de dados
- Como fazer?

 

Bibliografia Básica


ANDRE, M.E.D.A. Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. São Paulo: Papirus, 2005.

KNOBEL, M; LANKSHEAR, C. Pesquisa Pedagógica: Do Projeto à Implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

POSSARI, L.H.V. Pesquisa e Prática Pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2005.


Bibliografia Complementar:

ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da prática escolar. 6. ed. Campinas: Papirus, 2001.

ARGUÍS, R. Tutoria: Com a palavra o aluno. Porto alegre: Atmed, 2002.

BERBEL, N.A. (Org.). Questões de ensino na Universidade. Conversas com quem gosta de aprender para ensinar. Londrina: Ed. UEL, 1998.

COSTA, S.F. Estatística aplicada à pesquisa em educação. São Paulo: Plano, 2004.

GATTI, B.A. Construção da pesquisa em educação no Brasil. V.1. Brasília: Liber Livro, 2008.

PEREIRA, J. M. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Atlas, 2007.