Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Sociologia e Antropologia da Educação
Semestre:  Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 Carga horária semestral: 60

 

Ementa:
O indivíduo e a sociedade. Marco normativo da evolução do homem e a
construção do universo social. Os principais paradigmas sociológicos e Antropológicos
e sua aplicabilidade no campo educacional, principalmente no desenvolvimento do
processo ensino-aprendizagem no espaço-tempo de sala de aula. Análise dos
estudos pedagógicos numa perspectiva sócio-antropológica, enfatizando a relação
educação x desigualdades sociais x Estado. O papel social da escola. As relações
entre a sociedade, o indivíduo e a cultura, na contemporaneidade, focalizando com
especial relevo a “educação” e a “escola” e o oficio de professor, suas funções e
 relações com a sociedade, o conhecimento e a construção de identidades pessoais,
sociais e culturais.
 

 

Conteúdo Programático:

Unidade I
O que é Antropologia?
- Histórico;
- Objeto de estudo;
- Principais representantes;
- Métodos de  pesquisa.
O que é Sociologia?
- Histórico;
- Objeto de estudo;
- Principais representantes;
- Métodos de  pesquisa.
O que é Educação?
- Histórico;
- Objeto de estudo;
- Principais representantes;
- Métodos de pesquisa.
O que é Antropologia e Sociologia da Educação?
- O olhar antropológico e sociológico do ato de educar
- A Antropologia e Sociologia no espaço-tempo de sala de aula na Educação Básica
- Fundamentos de um diálogo: antropologia e  Sociologia na educação.

Unidade II
Cultura, diversidade e relativismo cultural em suas relações com a educação
- A diversidade cultural no espaço de aprender e ensinar;
- Discutindo a relação professor-aluno.
Diferentes abordagens antropológicas e Sociológicas e seus métodos investigativos
- Tipos de métodos e instrumentos de pesquisa aplicados à Educação Básica;
- A pesquisa como suporte no processo ensino-aprendizagem.
Temas da antropologia contemporânea e suas relações com a educação
- Infância e trajetória escolar;
- Violência e educação;
- Família, gênero e sexualidade;
- Identidade, memória e cultura regional/ popular;
- Diversidade como princípio educativo.

 

Bibliografia Básica

COSTA, C. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna, 2005.
DEMO, P. Sociologia da Educação. Brasília: Plano, 2004.
FORACCHI, M.M; MARTINS, J.S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2001.
LABURTHE-TOLRA, P.; WARNIER, Jean-Pierre. Etnologia, Antropologia. Petrópolis: Vozes, 2003.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Bibliografia Complementar:

COPANS, J. Introdução à Etnologia e à Antropologia. Portugal: Europa-América, 2006.


FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.

LOPES, J.R. Antropologia, educação e condicionamentos culturais: pensando as mediações no processo de socialização escolar. Educar, nº 33. Curitiba: UFPR, 2009.  (p 171-188)

MARTINS, C.B. O Que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2001.

YÚDICE, G. A convivência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.