Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: CONTEÚDOS E OBJETIVOS DA DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS
Semestre:  3º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 horas Carga horária semestral: 60

 

Ementa:
Os currículos de Ciências nas escolas brasileiras e o saber a ser ensinado. A construção do conhecimento em Ciências em sala de aula. O saber científico e o saber construído e apropriado pelos alunos. Os objetivos da docência em Ciências na Educação Básica. O papel das representações sociais na aprendizagem. O uso de documentos como suporte didático de Ciências e transposição didática. O livro didático nas aulas de Ciências. Delimitação da prática de ensino de Ciências. Análise de experiências metodológicas no ensino de Ciências. A construção de metodologias alternativas para o ensino de Ciências.

 

Conteúdo Programático:

UNIDADE I: Os currículos de Ciências nas escolas brasileiras e o saber a ser ensinado.
UNIDADE II: A construção do conhecimento em Ciências em sala de aula.
UNIDADE III: O saber científico e o saber construído e apropriado pelos alunos.
UNIDADE IV: Os objetivos da docência em Ciências na Educação Básica.
UNIDADE V: O papel das representações sociais na aprendizagem.
UNIDADE VI: O uso de documentos como suporte didático de Ciências e transposição didática.
UNIDADE VII: O livro didático nas aulas de Ciências.
UNIDADE VIII: Delimitação da prática de ensino de Ciências.
UNIDADE IX: Análise de experiências metodológicas no ensino de Ciências.
UNIDADE X: A construção de metodologias alternativas para o ensino de Ciências.
 

 

Bibliografia Básica

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias do Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2005.

GRAÇA, Marcio. Metodologia & Ensino. São Paulo: Medras, 2002.

PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências – Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2003.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Ensino de Ciências. São Paulo: Holos, 2006.

Complementar

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais Pluralidade Cultural e Educação Sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a Uma Nova Didática. Rio de Janeiro: Petrópolis: Vozes, 2000.

CHADWICK, Clifton; OLIVEIRA, João Batista Araújo. Aprender e Ensinar. São Paulo: Global, 2001.

LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2001.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.