Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Semestre:  3º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 horas Carga horária semestral: 60

 

Ementa:
Filosofia: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes. Diferentes perspectivas filosóficas da educação e sua vigência no Brasil. Enfoques e abordagens atuais em educação. Temas da educação contemporânea: poder, disciplina e autoridade. Problemas atuais da filosofia da educação. Tendências e correntes filosóficas e sua influência na teoria e prática da educação brasileira. A educação como processo em construção da relação ser-no-mundo para e com os outros.

 

Conteúdo Programático:

4.1. Unidade I
Filosofia: origem, conceitos fundamentais;
- Problemas e temas relevantes da Filosofia;
- Filosofia e Educação;
- A importância da filosofia para educação;
- O papel da filosofia na prática educativa;
- Educação e sociedade.

4.2. Unidade II
Diferentes perspectivas filosóficas da educação e sua vigência no Brasil Enfoques e abordagens atuais em educação;
2. Temas da educação contemporânea;
2.1. Poder;
2.2. Disciplina;
2.3. Autoridade.
3. Problemas atuais da filosofia da educação:
3.1. O corpo;
3.2. A infância;
3.3. A sensibilidade, entre outros.

4.3. Unidade III
1. Tendências e correntes filosóficas e sua influência na teoria e prática da educação brasileira:
1.1. Tendências: redentora, reprodutora e transformadora.
1.2. Tendências pedagógicas na prática escolar:
- Pedagogia Liberal;
- Tendência tradicional;
- Tendência liberal renovada;
- Tendência liberal renovada não diretiva;
- Tendência liberal tecnicista.
1.3. Pedagogia progressista:
- Tendência progressista libertadora;
- Tendência progressista libertária;
- tendência progressista crítico social dos conteúdos.

4.4. Unidade IV
1. A educação como processo em construção da relação ser-no-mundo para e com os outros:
1.2. O ser humano;
1.3. Os sujeitos da relação professor–aluno;
1.4. O educador;
1.5. O educando;
1.6. A Construção da relação educador-educando;
1.7. O comportamento ético do educador.

 

Bibliografia Básica

- FAVERI, José Ernesto de. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes, 2006.

- GHIRALDELLI JR., Paulo. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

- PAVIANI, Jayme. Problemas de Filosofia da Educação. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.

- PEIXOTO, Adão José. Filosofia, Educação e Cidadania. Campinas: Alínea, 2004.

9.1. COMPLEMENTAR

ARANHA, M. L. A Filosofia da educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1996.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática. 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo.  (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo Cortez. 1994 – (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor)

MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

______.   Os sete saberes necessários à educação do futuro.  3ª ed. São Paulo:Cortez; Brasília, DF: UNESCO,2001.

SAVIANI,  Dermeval.  Educação:  do  senso  comum  à  consciência  filosófica.  13.  ed.  rev.Campinas: Autores Associados, 2000.