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Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Semestre:  3º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 horas Carga horária semestral: 80

 

Ementa:

Pesquisa e prática pedagógica, observação e reflexão de atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto social e em escola de ensino médio. Ênfase nos procedimentos de observação e reflexão. Atuação em situações contextualizadas, com o registro dessas observações realizadas e a resolução de situações-problema. Situações simuladoras e estudo de casos. Este espaço também deverá ser utilizado para a integração horizontal das disciplinas do semestre com professores e alunos reunindo-se para debate de temas geradores
 

 

Conteúdo Programático:

Unidade I: A prática pedagógica e a pesquisa na formação do educador
1.1. A Ciência como atividade humana sócio-historicamente determinada.
1.2. O Ensino de Biologia e as disciplinares escolares.
1.3. A modernização das ciências biológicas.
1.4. A escola e as disciplinas escolares Ciências e Biologia
Unidade II: A pesquisa e o Ensino de Biologia:
2.1. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa
2.2. Instrumentos de pesquisa: observação, entrevista, abordagem etnográfica, estudo de caso.
3. Critérios a serem observados na elaboração dos instrumentos de pesquisa.
 Unidade III: Desenvolvimento do espírito investigativo: a escola como lócus de pesquisa.
 - Temas Geradores e o ensino de Ciências e Biologia.
- Os Temas transversais no Ensino das Ciências.
Unidade IV: O Currículo e o ensino de Biologia
4.1. Parâmetros Curriculares do Ensino Médio – Biologia e suas contribuições para o currículo escolar.
4.2. Recursos didáticos para o Ensino de Biologia no ensino Médio: quais ferramentas podem-se utilizar para diversificar a prática pedagógica.
 

 

Bibliografia Básica

Complementar

ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da Prática Escolar. 6. Ed. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL.  Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1999

KRASILCHICK, Myriam. O professor e o Currículo de Ciências. São Paulo: EPU/ EDUSP, 1987.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

FREIRE, Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido. 45ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

MARANDINO, M.; SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S., Ensino de Biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos.  São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Médio)

COMPLEMENTAR

ENNE, Oneida. Praça da Ciência Itinerante: 10 anos de experiência. 1ed. Rio de Janeiro, 2005.

KRASILCHICK, Myriam. ; MARANDINO, M. . Ensino de Ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

KRASILCHICK, Myriam. Inovação no ensino de Ciências. In: GARCIA, W. (Coord.) Inovação educacional no Brasil. São Paulo Cortez, 1980.

NICHOLS, Lankshear, Colin. Pesquisa Pedagógica: do Projeto a implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARANDINO, M.(Org.); SELLES, S.E.(); FERREIRA, M.S.(); AMORIM, A.C.R.(). Ensino de Biologia. Conhecimentos e Valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005.