Imprimir

Curso: História
Disciplina: Introdução à História
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

Ementa:
Campo e o objeto de estudo da História. Conceitos básicos da ciência histórica. Compreensão da natureza do conhecimento e o condicionamento social a ela relacionado. Tendências da historiografia contemporânea e produção didática. Usos de documentos na pesquisa histórica e no ensino. História e interdisciplinaridade na cultura escolar. Imaginários e representações no ensino de História. Ensino de História e redes virtuais de conhecimento. Ensino de História e memória social: tradições escritas e orais. Noções de tempo, espaço e mudança social no ensino de História. Multiplicidade de experiências étnicas e culturais no ensino de História. Cotidiano e saber histórico escolar. Ensino e História do tempo presente. Relação homem/natureza no ensino de História.

Conteúdo Programático:

Unidade I –  Sobre Historiografia: à guisa de introdução.
Unidade II – Antiguidade Clássica e o saber histórico.
Unidade III –  Idade Média e Renascimento: mudanças na noção de História
Unidade IV – Iluminismo
Unidade V – Romantismo
Unidade VI – Positivismo e Historicismo: o esforço por uma história científica no século XIX.
Unidade VII – Marxismo
 

Bibliografia Básica:

Básica
BLOCH, M. APOLOGIA DA HISTÓRIA. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 2002.

CARDOSO, CIRO FLAMARION; BRIGNOLI, HECTOR PEREZ. OS MÉTODOS DA HISTÓRIA. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 2002.

LE GOFF, JACQUES. A NOVA HISTÓRIA. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2005
Complementar

BURKE, PETER. O QUE É HISTÓRIA CULTURAL? 2. ED. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 2008.

CERTEAU, MICHEL DE. A ESCRITA DA HISTÓRIA. 2. ED. RIO DE JANEIRO: FORENSE, 2010.

ESCOBAR, CARLOS HENRIQUE. CIÊNCIA DA HISTÓRIA E IDEOLOGIA. 2. ED. RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES GRAAL, 1978.
JENKINS, K. A
HISTÓRIA REPENSADA. 3. ED. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.

SIMIAND, FRANÇOIS. MÉTODO HISTÓRICO E CIÊNCIA SOCIAL. BAURU: EDUSC, 2003