Imprimir

Curso: História
Disciplina: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

Ementa:
Linguagem, língua e texto. As diferentes linguagens, oral e escrita, como meio para produção, expressão, comunicação e interpretação de idéias. As variações lingüísticas. As diversas normas e a adequação discursiva. Tipos de texto. Características dos gêneros literários. Estrutura e aspectos do desenvolvimento textual. Coesão e coerência. As diversas superfícies de leitura. Produção e recepção do texto: processos de síntese, ampliação, avaliação e reescrita. Leitura e interpretação de texto.

Conteúdo Programático:

Unidade I – Linguagem, Língua e texto.
1. Linguagem e língua como práticas sócio-históricas, como formas de ação sobre o outro e sobre o mundo
2. As diferentes linguagens, oral e escrita, como meio de produção, expressão, comunicação e interpretação de idéias.

Unidade II – As variações lingüísticas.
1. A heterogeneidade da língua. A mudança e a resistência à mudança.
2. As diversas normas e a adequação discursiva: razões para ensinar teoria gramatical.

Unidade III – Texto e textualidade
1.Os fatores de textualidade: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
 2. As regras para alcançar a coerência ( Charolles): repetição, progressão, não-contradição e relação.
3. Estratégias para alcançar a aceitabilidade: necessidade de                          cooperação, qualidade, quantidade, pertinência e relevância das informações  e as maneiras como essas informações são apresentadas ( precisão, clareza, ordenação, concisão,etc.

Unidade IV – Os gêneros textuais
1.Gêneros orais e escritos.
 2. Gêneros e tipos de discurso: gêneros primários e secundários.
 Unidade V – As diversas superfícies de leitura.
1. Leitura e produção de sentidos.
2. O desenvolvimento do leitor.
3. As estratégias de leitura. Os processos de síntese, ampliação, avaliação e reescrita.
4. Leitura e interpretação de textos.

Bibliografia Básica:

Básica

FÁVERO, L. L. COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS. 11. ED. SÃO PAULO: ÁTICA, 2009.

GARCEZ, LUCÍLIA HELENA DO CARMO. TÉCNICA DE REDAÇÃO. 2. ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2004.

INFANTE, ULISSES. CURSO DE GRAMÁTICA APLICADA AOS TEXTOS. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2005.

Complementar

PAULINO, GRAÇA. TIPOS DE TEXTOS, MODOS DE LEITURA. 2. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO EDITORIAL, 2001.

BECHARA, E. MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA. 37. ED. SÃO PAULO: LUCERNA, 2009.

CUNHA, CELSO F. DA; CINTRA, LUÍS F. LINDLEY. NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO. 3. ED. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 2001.

CUNHA, CELSO F. DA; CINTRA, LUÍS F. LINDLEY. NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO. 5. ED. RIO DE JANEIRO: LEXIKON, 2008.

FIORIN, JOSÉ LUIZ. PARA ENTENDER O TEXTO: LEITURA E REDAÇÃO. 16. ED. SÃO PAULO: ÁTICA, 2006.