Imprimir

Curso: História
Disciplina: Princípios de Pesquisa e Prática Pedagógica em História
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 05 Carga horária semestral: 100

Ementa:
Introdução à pesquisa e prática pedagógica em História. Iniciação à pesquisa vinculada ao campo da educação – conhecimentos científicos metodológicos. Inserção do aluno na realidade educacional, rede pública, privada e movimentos sociais. Espaço interdisciplinar destinado a fazer ponte com a sua realidade e a prática pedagógica das escolas. A prática pedagógica na escola: sua relação com o contexto social. O projeto pedagógico das instituições. Os recursos pedagógicos na escola. A construção dos recursos pedagógicos. O ensino de História e os recursos pedagógicos.

Conteúdo Programático:

4.1. Introdução à pesquisa
• Iniciação à pesquisa vinculada ao campo da educação;
• História e Memória: construções do discurso histórico;
• Patrimônio, monumento e documento;
• O ofício do historiador
• A pesquisa e a produção de conhecimentos em sala de aula;

4.2. Ensino de História
• História e ensino de história: memória e identidades sociais.
• O ofício do professor de história: saberes pedagógicos na formação.
• Saber escolar e saber acadêmico.
• Os lugares dos ofícios: escolas, bibliotecas, arquivos, centros de memória, museus.
• Os “lugares de memória”: propostas para o ensino de História.

4.3. Desenvolvimento da prática e pesquisa
• O estudo da história local: memória e identidade.
• História local: da insignificância à identidade.
• Espaços da memória locais: investigação sobre historicidade.
• Histórias de vida: os recursos da oralidade.

Bibliografia Básica:

Básica

ABREU, Martha, SOIHET, Rachel e GONTIJO, Rebeca. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs). Ensino de história: temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

Complementar

BRESCIANI, Stella e NAXARA, Marcia (org.), Memória e (res)sentimento. Indagações sobre uma questão sensível. Campinas, São Paulo: Unicamp, 2001.

FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

LEMOS, Carlos A. C. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Brasiliense, 2004 (Coleção Primeiros Passos, nº 51).

SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SOIHET, Rachel et al. Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

THOMPSON, Paul.   A voz do passado: história oral.   Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.