Imprimir

Curso: História
Disciplina: Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em História I
Semestre: Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: Carga horária semestral: 100

PROFESSOR(A):

Ementa:
Pesquisa e prática pedagógica, observação e reflexão de atividades pedagógicas desenvolvidas no contexto social e em escola de ensino fundamental. Ênfase nos procedimentos de observação e reflexão. Atuação em situações contextualizadas, com o registro dessas observações realizadas e a resolução de situações-problema. Este espaço também deverá ser utilizado para a integração horizontal das disciplinas do semestre com professores e alunos reunindo-se para debate de temas geradores. Situações simuladoras e estudo de casos.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I – TRANSVERSALIDADE
1.1 –A dimensão prática no interior das disciplinas;

UNIDADE II – DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA
2.1 – Ênfase nos procedimentos de observação e reflexão, resolução de situações problema, visando à atuação em situações reais contextualizadas, com o registro das observações realizadas;

UNIDADE III – PREVISÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS
3.1 – Previsão de situações em que os futuros professores coloquem em uso os conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo em que possam mobilizar outros, de diferentes naturezas e oriundos de diferentes experiências, em diferentes tempos e espaços curriculares;

UNIDADE IV – SEMINÁRIOS ACADÊMICOS

 

Bibliografia Básica: 

Básica
ABREU, Martha, SOIHET, Rachel e GONTIJO, Rebeca. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. 2. Ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. Ed., São Paulo: Contexto, 2012.

Complementar

BRESCIANI, Stella e NAXARA, Marcia (orgs.). Memória e (res)sentimento: Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: UNICAMP, 2004.

LEMOS, Carlos A. C. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos, nº 51).

SCHWARCZ, Lilia M. A longa viagem da biblioteca dos reis. 2. Ed., São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.

CARDOSO, Ciro Flamarion; BRIGNOLI, Hector Perez. Os Métodos da História. 6. Ed., Rio de Janeiro: Graal, 2002.