Imprimir

Curso: História
Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Semestre: Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

PROFESSOR(A):

Ementa:
Teoria do desenvolvimento infantil: afetivo, motor, cognitivo e social da criança. A importância do jogo no desenvolvimento infantil. Psicologia da adolescência, da idade adulta e da velhice. Desenvolvimento e aprendizagem. Teorias psicológicas para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Mediação pedagógica. Contribuições da psicologia contemporânea. Estudo de problemas da prática docente no cotidiano escolar.

Conteúdo Programático:

Unidade I – Introdução ao Estudo da Psicologia do desenvolvimento
1.1. Conceito e aplicação da Psicologia do Desenvolvimento;
1.2. Antecedentes históricos e atuais sobre a psicologia do desenvolvimento;
1.3. A importância do estudo do desenvolvimento humano para o educador;

Unidade II – Desenvolvimento e Aprendizagem
2.1. Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano;
2.2. Os aspectos do desenvolvimento humano;
2.2.1.  Aspectos afetivo, motor, cognitivo e social da criança
2.2.2. A importância do jogo e da brincadeira no desenvolvimento infantil
2.3. Fases do desenvolvimento humano;
2.3.1. Fase Pré-natal, nascimento primeiro ano de vida
2.3.2.Psicologia da adolescência, da idade adulta e da velhice.
2.4. A Aprendizagem
2.4.1. Significado da aprendizagem na vida humana;
2.4.2. Processos característicos da aprendizagem;
2.4.3. Condições para que a aprendizagem ocorra.
2.4.4. Os fatores que influenciam a aprendizagem humana;
2.4.5. Motivação e aprendizagem;
2.5. Teorias psicológicas para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem
2.5.1. Teoria Psicanalítica de Freud
2.5.2. Teoria Comportamental
2.5.3. Teoria da Gestalt
2.5.4. Teoria Psicossocial de Erickson
2.5.5. Teorias Psicogenéticas de Piaget, Vygotsky, Wallon
2.5.6. Teoria das Inteligências Múltiplas

Unidade III - Dificuldades de aprendizagem
3.1. O normal e o patológico. Erro e Fracasso na escola
3.2. Características das dificuldades de aprendizagem
3.3. Análise crítica dos conceitos de Dificuldades de aprendizagem

Unidade IV - Contribuições da psicologia contemporânea.
4.1. Tendências contemporâneas em psicologia
4.1.1. Abordagens da psicologia ecológica e evolucionista
4.1.2. Aplicações da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem para a Educação

Unidade V - Estudo de problemas da prática docente no cotidiano escolar.
5.1. Papel do professor:
5.1.1. Influências na formação do papel de educador;
5.1.2. Mediação pedagógica
5.2. Relação professor-aluno:
5.2.1. Afetividade;
5.2.2. Motivação;
5.2.3. Limites;
5.2.4. Respeito;
5.2.5. Postura do professor em sala.

Bibliografia Básica: 

Básica

BIAGGIO, Ângela Maria Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. 21. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

COLL SALVADOR, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia da Educação Escolar.  2. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. V. 2

LAJONQUIERE, Leandro de. De Piaget a Freud: Para Repensar as Aprendizagens. A (Psicopedagogia) entre o Conhecimento e o Saber. 14. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

Complementar

COLL SALVADOR, César. Construtivismo na Sala de Aula. 6. Ed. São Paulo: Ática, 2009.

GOULART, Iris Barbosa (Org.). A Educação na Perspectiva Construtivista: Reflexões de uma Equipe Interdisciplinar. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 3. Ed. São Paulo: Sulinas, 2007.
 
VIGOSTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.