Imprimir

Curso: História
Disciplina: DIDÁTICA
Semestre: Terceiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

PROFESSOR(A):

Ementa:
DIDÁTICA: EVOLUÇÃO, FUNDAMENTOS TEÓRICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES. OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, VISTOS SOB DIFERENTES ABORDAGENS PEDAGÓGICAS, CONSIDERANDO A SALA DE AULA E OUTROS ESPAÇOS EDUCACIONAIS. PLANEJAMENTO DE ENSINO: TIPOS E COMPONENTES. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO: FUNÇÃO, FORMAS E INSTRUMENTOS. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. OS SABERES DOCENTES. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES. AS TENDÊNCIAS ATUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I
A DIDÁTICA E SUAS CORRELAÇÕES
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA DIDÁTICA.
A DIDÁTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO.
A DIDÁTICA E O PAPEL DO PROFESSOR.
A DIDÁTICA NA AULA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.

UNIDADE II
PRÁTICA DOCENTE E CURRÍCULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
CURRÍCULO ESCOLAR.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
PRÁTICA EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR.

UNIDADE III
DIDÁTICA E PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO;
PLANEJAMENTO POLÍTICO PEDAGÓGICO;
PLANO DE CURSO DE DISCIPLINA E DE AULA.
PROJETOS DIDÁTICOS.

UNIDADE IV
TEORIA NA PRÁTICA, A PRÁXIS
A AULA EM ELABORAÇÃO ─ CONSTRUÇÃO E EFETIVAÇÃO;
CONSTRUÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DO PROJETO POLÍTICO.        

Bibliografia Básica: 

Básica

BORDENAVE, JUAN ENRIQUE DIAZ; PEREIRA, ADAIR MARTINS. ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 30. ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 2010.

COMENIUS, B.; CASTILHO, I. DIDÁTICA MAGNA. 3. ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2006.

LOPES, ANTONIA OSIMA; VEIGA, ILMA PASSOS ALENCASTRO. REPENSANDO A DIDÁTICA. 27. ED. SÃO PAULO: PAPIRUS, 2009.

Complementar

CANDAU, VERA MARIA. A DIDÁTICA EM QUESTÃO. 29. ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 2009.

CANDAU, VERA MARIA. A DIDÁTICA EM QUESTÃO. 30. ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 2010.

DOLL, JOHANNES; ROSA. RUSSEL TERESINHA DUTRA DA. METODOLOGIA DE ENSINO EM FOCO. PORTO ALEGRE: UFRGS, 2004.

NUNES, CLARICE. ENSINO MÉDIO. RIO DE JANEIRO, DP&A, 2002.

VEIGA, ILMA. PASSOS ALENCASTRO (ORG.). TÉCNICAS DE ENSINO: POR QUE NÃO?. 20. ED.