Imprimir

Curso: História
Disciplina: LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA II
Semestre: Terceiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 05 Carga horária semestral: 100

PROFESSOR(A):

Ementa:
.PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO SOCIAL E EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ÊNFASE NOS PROCEDIMENTOS DE OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO. ATUAÇÃO EM SITUAÇÕES CONTEXTUALIZADAS,
COM O REGISTRO DESSAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS E A RESOLUÇÃO DE
SITUAÇÕES-PROBLEMA. SITUAÇÕES SIMULADORAS E ESTUDO DE CASOS. ESTE ESPAÇO TAMBÉM DEVERÁ SER UTILIZADO PARA A INTEGRAÇÃO HORIZONTAL DAS DISCIPLINAS DO SEMESTRE COM PROFESSORES E ALUNOS REUNINDO-SE PARA DEBATE DE TEMAS GERADORES. DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PARA A ELABORAÇÃO DOS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS
ACADÊMICOS/PEDAGÓGICOS, QUE FAZEM PARTE DAS ATIVIDADES DO PROFESSOR E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: PROJETO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO; RESENHAS; PROJETO  ACADÊMICO/CIENTÍFICO. A DISCIPLINA TEM TAMBÉM O OBJETIVO DE PROMOVER A DISCUSSÃO
TEÓRICA E CRÍTICA MAIS AMPLA DE ALGUNS TEMAS REFERENTES À EDUCAÇÃO ATUAL: AVALIAÇÃO; DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL NA SALA DE AULA; RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM.
 

Conteúdo Programático:

UNIDADE I: DESENVOLVIMENTO DE PAPERS E ARTIGOS CIENTÍFICOS
1. RETOMADA DAS ENTREVISTAS E NOVA ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO
2. REALIZAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
3. METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE PAPERS

UNIDADE II: DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA.
1. ESTUDO DE FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
2. APRENDIZAGEM DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE ORGANIZAÇÃO DE DADOS CIENTÍFICOS EM CIÊNCIAS HUMANAS.
3. DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES: PRODUÇÃO DE PRÉ-PROJETO DE PESQUISA E DE PROVA INTERDICIPLINAR INTEGRADA (SIMULAÇÃO ENADE)

Bibliografia Básica: 

FONSECA, SELVA GUIMARÃES. DIDÁTICA E PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA. 9ª EDIÇÃO, CAMPINAS (SP): PAPIRUS, 20090

ABREU, MARTHA & SOIHET, RACHEL (ORG.) ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEITOS, TEMÁTICAS E METODOLOGIAS. 2ª EDIÇÃO. RIO DE JANEIRO: CASA DA PALAVRA / FAPERJ, 2009.

MONTEIRO, ANA MARIA; GASPARELLO, ARLETTE MAGALHÃES, MARCELO DE SOUSA (ORG.).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 

CAINELLI, MARLENE ROSA. ENTRE CONTINUIDADES E RUPTURAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA TRANSIÇÃO DO QUINTO PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

EDUCAÇÃO EM REVISTA [ONLINE]. 2011, N.42, PP. 127-139.CARDÔZO, LISLIANE DOS SANTOS; CUNHA. JORGE LUIZ DA. ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NARRATIVAS DE EDUCADORES. EDUCAR EM REVISTA. CURITIBA, BRASIL, N. 42, P. 141-162, OUT./DEZ. 2011.

FINK, NADINE FINK. AS TESTEMUNHAS E O ENSINO DA HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA.

EDUCAÇÃO EM REVISTA. BELO HORIZONTE. N. 47, P. 157-178 , JUN. 2008

FONSECA, SELVA GUIMARÃES; MARCOS ANTÔNIO DA. ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS,