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Curso: Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Libras
Semestre: Quinto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 02 Carga horária semestral: 40

Ementa:
Histórico da Língua de Sinais; Língua de sinais e língua portuguesa para surdos; Identidades e cultura surda; Políticas de inclusão do surdo; Estudos e complexidades inerentes a LIBRAS.

Conteúdo Programático:

UnidadeI–Histórico da Língua de sinais
1.1 - Aspectos históricos e culturais da língua de sinais: repercussões nas representações;
1.2 - Caracterização das principais correntes metodológicas na educação de surdos: oralismo, comunicação total e bilingüismo.
Unidade II – Língua de sinais e língua portuguesa para surdos
2.1 - Lingual de sinais, signwriting e lingual portuguesa: definições e diferenciações.
Unidade III – Identidade e cultura surda

3.1 - As múltiplas identidades surdas;
 
3.2 - Marcas de diferença cultural surda.
Unidade IV – Políticas de inclusão do surdo
4.1 - Políticas de inclusão e exclusão sociais;
 
4.2 - A libras no contexto da legislação educacional:

- Lei Federal no. 10.436 de 24 de abril de 2002;
 
- Decreto Federal no. 5.626 de 22 de dezembro de 2005;
- Resolução Estadual CCE no. 400, de 20 de outubro de 2005.
Unidade V – Estudos e complexidades inerentes a LIBRAS
5.1 - Estrutura lingüística da LIBRAS: fonologia (configuração de mão, locação/ponto de articulação, movimento de mão, orientação de mão e aspectos não-manuais), morfologia e sintaxe; semântica e pragmática;
 
5.2 - alfabeto manual da língua de sinais;
 
5.3 - dactilologia;

5.4 - numerais cardinais e para quantidades;
 
5.5 - identificação pessoal;
 
5.6 - classificadores;
 
5.7 - expressões faciais e corporais;
 
5.8 - sinais básicos;
 
5.9 - cumprimentos básicos: saudações e despedidas;

5.10 - noções de calendário: dias da semana, meses do ano;
 
5.11 - lugares públicos;
 
5.12 - valores monetários;
 
5.13 - lojas;
 
5.14 - tipos de roupas;
 
5.15 - meios de transporte;
 
5.16 - Estados/Capitais;
 
5.17 - cores;
 
5.18 - condições climáticas;
 
5.19 - diálogo em língua de sinais;

5.20 - histórias infantis em língua de sinais;

5.21 - gramática:
 
5.22 - pronomes pessoais;
 
5.23 - pronomes demonstrativos;
 
5.24 - pronomes interrogativos;
 
5.25 - pronomes indefinidos e quantificadores;
 
5.26 - advérbios de lugar
 
5.27 – verbos.

6.0 Programas de acessibilidade e a Inclusão de Pessoas com Deficiência.

6.1. Conceitos de tecnologias assistivas

6.2. Estudo da Portaria 142 de 16/11/2006

6.3 Análise dos recursos, serviços, objetivos, métodos, informática aplicada à educação especial.

6.4 Diferentes tipos de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência.

6.5 Acessibilidade na Web ( Dos Vox, NVDA, Avatar,Viável Brasil).

Bibliografia Básica:

CARVALHO, Ilza Silva de; CASTRO Alberto R. de. Comunicação por Língua Brasileira de Sinais. Brasília: Senac, 2005.
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte (Ed.) Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilingue da Língua de Sinais Brasileira, V.1: sinais de A a L. São Paulo: Edusp, 2008.
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte (Ed.) Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilingue da Língua de Sinais Brasileira, V.2: sinais de M a Z. São Paulo: Edusp, 2008.
PIMENTA, Nelson; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de libras. 3. Ed. Rio de Janeiro: LSB Vídeo, 2008. V.1.
PIMENTA, Nelson; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de libras. 4. Ed. Rio de Janeiro: LSB Vídeo, 2010. V.1.

Bibliografia Complementar:

QUADROS, Ronice Muller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudo lingüístico. Porto Alegre: Artmed, 2004
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. Ed. rev. Florianópolis: UFSC, 2009.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. rev. Florianópolis: UFSC, 2008.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini. A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.