Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: CONTEÚDOS E OBJETIVOS DA DOCÊNCIA DE BIOLOGIA
Semestre:  4º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 horas Carga horária semestral: 60

Ementa:
O objetivo da disciplina é apresentar aos educandos os objetivos e conteúdos do ensino de Biologia propostos nos documentos oficiais, bem como desenvolver uma leitura crítica dessas orientações, a partir daí, de forma integrada às demais disciplinas do Curso, busca-se construir uma proposição autônoma de objetivos e conteúdos de biologia para se desenvolver na sala de aula e orientar os discentes em atividades integradas de metodologia do ensino, pesquisa e prática pedagógica.
 

Conteúdo Programático:

UNIDADE I – Objetivos e Conteúdos do Ensino de Biologia
O ensino da biologia;
A Biologia e o(s) método(s) científico(s): os processos de investigação na produção do conhecimento científico e os tipos de raciocínio envolvidos;
A produção do conhecimento biológico: principais teorias biológicas;
O ensino e a aprendizagem dos conceitos científicos: fundamentos teóricos e aplicações práticas;
Concepção geral do ensino de Biologia: o papel da Biologia na questão da cidadania;
A biologia no cotidiano do sujeito.
UNIDADE II – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s)
Diretrizes metodológicas para o ensino de Biologia;
A Pesquisa Educacional: o professor como co-autor das propostas curriculares;
Temas transversais;
Habilidades, competências e objetivos do ensino da biologia inserida na área das ciências da natureza e suas tecnologias;
Matriz de referência de ciências da natureza e suas tecnologias;
Eixos cognitivos da Matriz de referência do ENEM (comuns à todas as áreas);
Formulação de itens.
UNIDADE III – Planejamento das atividades e preparação do material didático de Biologia
O ensino da biologia e a elaboração de projetos
UNIDADE IV- O livro didático de Biologia
Os conteúdos significativos;
Avaliação nacional do livro didático (MEC);
Métodos de ensino.
UNIDADE V – Estágio orientado e regência de classe
UNIDADE VI – Atividades integradas de metodologia do ensino de Biologia com as demais disciplinas
UNIDADE VII – Pesquisa e prática pedagógica


 

Bibliografia Básica

FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. São Paulo: IBPEX, 2007.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais, meio ambiente e saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Bibliografia Complementar:

COMENIUS, B. CASTILLO, I Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CHADWICK, C., OLIVEIRA, J.B.A. Aprender e Ensinar. São Paulo: Global, 2001.
GRAÇA, Márcio. Metodologia & Ensino. São Paulo: Madras, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais, Pluralidade Cultural e Educação sexual. Brasília: mec/SEF, 1997.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 1997.