Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Semestre:  4º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 horas Carga horária semestral: 60

Ementa:
Teoria do desenvolvimento infantil: afetivo, motor, cognitivo e social da criança. A importância do jogo no desenvolvimento infantil. Psicologia da adolescência, da idade adulta e da velhice. Desenvolvimento e aprendizagem. Teorias psicológicas para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Mediação pedagógica. Contribuições da psicologia contemporânea. Estudo de problemas da prática docente no cotidiano escolar.

Conteúdo Programático:

Unidade I– Introdução ao Estudo da Psicologia do desenvolvimento
Conceito e aplicação da Psicologia do Desenvolvimento;
Antecedentes históricos e atuais sobre a psicologia do desenvolvimento;
A importância do estudo do desenvolvimento humano para o educador;
 
Unidade II– Desenvolvimento e Aprendizagem
Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem Humano:
- Psicogenética (Jean Piaget);
- Interacionista (Lev Vigotysky);
- Comportamental (B. F. Skinner);
- Psicossexual (Sigmund Freud).
 
Unidade III- Problemas de Aprendizagem e Medicalização Escolar
- Problemas de aprendizagem: o que é isso mesmo!?
- Produção de “problemas de aprendizagem” e implicações na comunidade escolar
 
Unidade IV- Questões emergentes do ambiente escolar e não escolar
- Sexualidade e Mídias;
- Consumo Infanto Juvenil;
- Processos de violência e não violência;
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
- Culturas Juvenis (grupos urbanos);
- Bulling;
- outros...
 

Bibliografia Básica

Belsky, Janet. Desenvolvimento Humano. Experienciando O Ciclo De Vida. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010
Biaggio, Ângela Maria Brasil. Psicologia Do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

Coll Salvador, César; Palacios, Jesus; Marchesi, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico E Educação – Psicologia Da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
Lajonquiere, Leandro De. De Piaget A Freud – Para Repensar As Aprendizagens. A (Psicopedagogia) Entre O Conhecimento E O Saber. Petrópolis: Vozes, 2004.

Bibliografia Complementar:

Coll Salvador, César. Construtivismo Em Sala De Aula. São Paulo: Ática, 2006.
Goulart, Iris Barbosa (Org.). A Educação Na Perspectiva Construtivista: Reflexões De Uma Equipe Interdisciplinar. Petrópolis: Vozes, 2004.
Morin, Edgar. Introdução Ao Pensamento Complexo. São Paulo: Sulinas, 2005.
Vygostsky, Lev S. Pensamento E Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.