Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Semestre:  4º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 horas Carga horária semestral: 80

Ementa:
Pesquisa e prática pedagógica, observação e reflexão de atividades pedagógicas desenvolvidas em escola de ensino básico. Ênfase nos procedimentos de observação e reflexão. Atuação em situações contextualizadas, com o registro dessas observações realizadas e a resolução de situações-problema. Situações simuladoras e estudo de casos envolvendo o estudo de métodos e procedimentos em educação e os fundamentos teóricos do processo ensino-aprendizagem e suas decorrências metodológicas. Este espaço, também, deverá ser utilizado para a integração horizontal das disciplinas do semestre com professores e alunos reunindo-se para debate de temas geradores.

Conteúdo Programático:

• UNIDADE I – Desafios para o Ensino de Ciências
Superação do Senso-Comum Pedagógico;
Ciência para todos;
Ciência e Tecnologia como Cultura;
Incorporação de Conhecimentos Contemporâneos em Ciência e Tecnologia.
 UNIDADE II – Tendências em Ensino de Ciências
Ciência, Tecnologia e Sociedade no Mundo Contemporâneo e Seus Reflexos na Educação Básica;
Consequências Sociais das Ciências e Tecnologia e a Função da Educação.
 UNIDADE III – O uso da Experimentação nas Aulas de Ciências e Biologia
Importância e Contribuições;
Resolução de Problemas a partir da Experimentação.
 UNIDADE IV- O Material Didático e Paradidático e o Ensino de Ciências e Biologia
Como Utilizar?
A Produção de Texto em Ciências e Biologia;
O Livro Didático;
Análise dos Gêneros dos Discursos Encontrados nos Livros Didáticos
• UNIDADE V
O Que Pensam Os Alunos Sobre Ciência? Qual A Concepção Epistemológica?
Princípios Da Bioética Aplicados Ao Estudo De Ciências E Biologia: Conceito de Bioética e Aspectos Relacionados à Bioética.
• UNIDADE VI – Pesquisa e Prática Pedagógica

 

Bibliografia Básica

Fialho, Neusa Nogueira. Jogos No Ensino De Química E Biologia. São Paulo: Ibpex, 2007.
Krasilchik, Myriam. Prática De Ensino De Biologia. São Paulo: Edusp, 2004.
Brasil. Secretaria De Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Mec/Sef, 1997.
Brasil. Secretaria De Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais, Meio Ambiente E Saúde. Brasília: Mec/Sef, 1997.

Bibliografia Complementar:

Comenius, B. Castillo, I Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Chadwick, C., Oliveira, J.B.A. Aprender E Ensinar. São Paulo: Global, 2001.
Graça, Márcio. Metodologia & Ensino. São Paulo: Madras, 2002.
Brasil. Secretaria De Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais, Pluralidade Cultural E Educação Sexual. Brasília: Mec/Sef, 1997.
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientações Educacionais Complementares Aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Da Natureza, Matemática E Suas Tecnologias. Brasília: Mec, 1997