Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: POLÍTICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Semestre:  6º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 horas Carga horária semestral: 60

Ementa:
Origens e definições do parasitismo, tipos de parasitismo. Ações dos parasitas e reações do hospedeiro. Morfologia, biologia, patogenia, epidemiologia, profilaxia e diagnóstico dos principais helmintos, protozoários e artrópodes parasitos do homem. Adaptação parasita-hospedeiro e influência ambiental. Distribuição geográfica de parasitas do homem. Parasitismo e doença parasitária. Resistência e imunidade. Cadeias epidemiológicas e profilaxia das endemias parasitárias. Sistemática zoológica. Protozoários, helmintos e artrópodes de importância médica. Diagnóstico laboratorial das parasitoses humanas.
 

Conteúdo Programático:

4.1 UNIDADE I ─ Fundamentação teórica metodológica do papel do estado, das políticas públicas, do sistema de ensino e do planejamento educacional.
Concepções de Estado
Políticas Públicas de Governo e seus conceitos.
LDB 9394/96
Plano Nacional de Educação (2011-2020).
UNIDADE II ─ Enfoque das políticas educacionais e as abordagens contextualizadas e interdisciplinares
Definição de finalidades da política educacional.
Da organização curricular;
Da gestão escolar e da avaliação;
Da organização do tempo e do espaço escolar  pautadas na ideia de integração.
UNIDADE III ─ A pesquisa e o planejamento pedagógico como prática pedagógica.
Planejamento Político Pedagógico;
Plano de Ensino e de Aula.
Projetos Didáticos.
 

Bibliografia Básica

AZEVEDO, Janete M. Lins. A Educação como Política Pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: 8. Ed. políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Bibliografia Complementar:

RAMÍREZ PLASENCIA, Janett. Cidadania em Ação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

SAVIANI, Demerval. A Nova Lei da Educação: LDB – Trajetória, Limites e Perspectivas. 11. Ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.
SOARES, Maria Almira. Ensinar: reflexões sobre a Prática Docente. Lisboa: Presença, 2000.
VEIGA, I.P.A (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.
VIEIRA, Sofia Lerch. Política Educacional em Tempos de Transição. Brasília: Liber Livro, 2008.