Imprimir

Curso: História
Disciplina: Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em História IV
Semestre: Quarto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 05 Carga horária semestral: 100

PROFESSOR(A):

Ementa:
Pesquisa e prática pedagógica, observação e reflexão de atividades pedagógicas desenvolvidas em escola de educação básica. Ênfase nos procedimentos de observação e reflexão. Atuação em situações contextualizadas, com o registro dessas observações realizadas e a resolução de situações-problema. Situações simuladoras e estudo de casos envolvendo o estudo de métodos e procedimentos em educação e os fundamentos teóricos do processo ensino-aprendizagem e suas decorrências metodológicas. Este espaço também deverá ser utilizado para a integração horizontal das disciplinas do semestre com professores e alunos reunindo-se para debate de temas geradores. Projeto sobre o uso de fontes e iconografias na perspectiva da sala de aula de História. O cinema, os documentários e o uso de multimídia no Ensino de História. O uso do livro didático de História, a partir das referências dos processos de transposição didática e dos debates do campo do currículo.

Conteúdo Programático:

Unidade I: Métodos de pesquisa em História e suas relações com a educação

1.1. Identificação dos principais métodos de desenvolvimento de pesquisa histórica
1.2. Análise de experiências de ensino em História
1.3. Desenvolvimento de propostas de pesquisa trabalhadas na disciplina anterior de Laboratório

Unidade II: Oficina de aplicação de pesquisas em História

2.1. Análise de metodologias de ensino de História
2.2. Análise de projetos de pesquisa aplicadas ao ensino de História
2.3. Uso de fontes no ensino de História
2.4. Aplicação de pesquisas ao ensino de História – constituição de atividades de extensão

Bibliografia

Básica

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática do Ensino de História. 9ª edição, Campinas (SP): Papirus, 2009

ABREU, Martha & SOIHET, Rachel (org.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. 2ª edição. Rio de Janeiro: Casa da Palavra / FAPERJ, 2009.

MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette MAGALHÃES, Marcelo de Sousa (org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2007

Complementar

CAINELLI, Marlene Rosa. Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. Educação em Revista [online]. 2011, n.42, pp. 127-139.

CARDÔZO,  Lisliane dos Santos; CUNHA. Jorge Luiz da. Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. 42, p. 141-162, out./dez. 2011.

FINK, Nadine Fink. As Testemunhas e o Ensino da História: uma abordagem didática. Educação em Revista. Belo Horizonte. n. 47,  p. 157-178 , jun. 2008

FONSECA, Selva Guimarães; Marcos Antônio da.  Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, n. 60, p. 13-33 – 2010.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. Ed. São Paulo: Contexto, 2009.