Imprimir

Curso: História
Disciplina: Metodologia do Ensino de História
Semestre: Quarto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

PROFESSOR(A):

Ementa:
A formação do professor de História: questões colocadas na contemporaneidade. Os currículos de História nas escolas brasileiras e o saber escolar a ser ensinado. A construção do conhecimento histórico em sala de aula. O saber histórico e o saber construído e apropriado pelos alunos. O papel das representações sociais na aprendizagem. O uso de documentos como suporte didático de História e transposição didática. O livro didático nas aulas de História. Delimitação da prática de ensino de História. Análise de experiências metodológicas no ensino da História. A construção de metodologias alternativas para o ensino de História. Avaliação do processo ensino-aprendizagem em História.

Conteúdo Programático:

1. Historiografia e o Ensino de História.
2. A história do Ensino de História e o seu currículo: a construção de identidades.
3. Ensino de História e o campo educacional: LDB, PCN, a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008.
4. Metodologias do Ensino de História: encaminhamentos didáticos.
5. Transposição didática e saber histórico escolar.
6. Livro Didático e o Ensino de História.
7. Recursos didáticos e o Ensino de História: cinema, música e imagens.
 

Bibliografia

Básica
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. 10. Ed., Campinas: Papirus, 2010

GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHAES, Marcelo de Souza; MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: Sujeito, Saberes e Práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007

GRAÇA, Marcio. Metodologia & Ensino: religar e projetar. São Paulo: Lcte, 2005

Complementar

CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a Uma Nova Didática. 19. Ed., Petrópolis: Vozes, 2008
 
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias do Ensino-Aprendizagem. 29. Ed., Petrópolis: Vozes, 2008

LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. São Paulo: E.p.u, 1994

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000

LOWMAN, Joseph. Dominando as Técnicas de Ensino. São Paulo: Atlas, 2004