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Curso: Administração
Disciplina: Comunicação Empresarial
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
A comunicação e a informação. A comunicação na organização. Estrutura da linguagem. Visão geral do português escrito e vícios da linguagem. A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais da Administração. Regras básicas para correção na elaboração de textos. A comunicação empresarial. Difusão da política organizacional. Formas de comunicação. Barreiras na comunicação. Percepção e comunicações. Efetividade na comunicação organizacional. Os termos técnicos, neologismos e os formatos lingüísticos profissionais. Redação administrativa. Comunicação através das ferramentas dos sistemas de informações gerenciais.

 

Conteúdo Programático:
UNIDADE I - Os gêneros textuais.
1.1 - O conceito de gêneros textuais;
1.2 - Os gêneros textuais mais utilizados no cotidiano administrativo.

UNIDADE II - A ciência da comunicação.
2.1 - O que é comunicação;
2.2 - Processo de comunicação;
2.3 - Elementos da comunicação.

UNIDADE III - Linguagem – língua – fala – discurso.
3.1 – Intencionalidade;
3.2 - Os registros ou níveis de linguagem;
3.3 - O preconceito lingüístico;
3.4 - A fala, a dicção, a ortoépia e a prosódia;
3.5 - Tipos de discurso – direto, indireto, indireto livre como objeto de citação alheia;
3.6 - Práticas de Oralidade - conversa, colóquio, mesa redonda e debate.

UNIDADE IV – Leitura.
4.1 - Leitura, escritura e sua importância para os profissionais;
4.2 - Fatores que facilitam o aprendizado da produção textual – a leitura e a instrução.

UNIDADE V - O Texto.
5.1 - A importância de escrever bem;
5.2 - Redundância e ambigüidade;
5.3 - A coerência e a coesão textual;
5.4 - A essência do texto eficaz (planejamento, o assunto, o uso da gramática, recursos visuais);
5.5 - A intertextualidade;
5.6 - Gêneros do discurso - características descritivas, dissertativas, narrativas;
5.7 - O gênero dissertativo/argumentativo;
5.8 - O artigo e o editorial como textos argumentativos na publicidade;
5.9 - O texto na era digital;
5.10 - Estilo, qualidades do estilo – harmonia, concisão, clareza.

UNIDADE VI – Redação.
6.1 – Técnica.
6.1.1 - O texto científico – natureza e estrutura (O artigo científico, a resenha crítica, o resumo, o relatório, o paper, a monografia, a dissertação e a tese).
6.2 - Oficial.
6.2.1 As correspondências oficiais – natureza e estrutura (O ofício, a ata, a procuração o requerimento).
6.3 – Comercial.
6.3.1 - As correspondências comerciais – natureza, estrutura e importância nas empresas (A carta comercial, o e-mail, o memorando, a mala direta, o currículo).

 

Bibliografia Básica:
ABREU, Antonio S. A Arte de argumentar. 7.ed. Cotia-SP : Ateliê, 2006.
BLINKISTEIN, Izidora. Técnicas de comunicação escrita. 21.ed. São Paulo : Ática, 2005.
FARACO, C. Alberto. Oficina de texto. 3.ed. Petrópolis : Vozes, 2004.

Bibliografia Complementar:
FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. Prática de texto: para estudantes universitários. 15. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3. Ed. São Paulo: Pearson, 2005.
MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental: para cursos de contabilidade, economia e administração. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.