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Curso: História
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado I
Semestre: Quinto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 05 Carga horária semestral: 100

PROFESSOR(A):

Ementa:
Observação com reflexão de atividades pedagógicas desenvolvidas em escola de ensino fundamental. O aluno apresentará um relatório circunstanciado do estágio realizado, envolvendo a descrição dos fenômenos observados em sala, com uma reflexão crítica em torno deles. Essa reflexão deve envolver mais de um referencial teórico da bagagem adquirida nas disciplinas do curso, assim como a relação teoria-prática-referencial. Entende-se por referencial o ambiente em que a ação docente foi desenvolvida, no caso escola em toda a sua complexidade. Neste mesmo relatório o aluno deverá apontar soluções factíveis ou propostas em face das atividades desenvolvidas.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I – A HISTÓRIA ENSINADA: DIMENSÕES TEÓRICA E PRÁTICA
1.1 O estágio supervisionado de História: desafios
1.2 A aula de História e a História na escola;
1.3 O que é ensinar História hoje: estudos de casos;
1.4 O Currículo da história escolar: recomendações oficiais e o papel do Estado
1.4 Os Parâmetros e as Orientações Curriculares Nacionais
1.5 O Currículo Básico Comum do Estado do Pará.

UNIDADE II – DIAGNÓSTICO DA UNIDADE ESCOLAR
2.1 Observação da localização, da infraestrutura (equipamentos e Serviços oferecidos no Bairro, onde está localizada a Escola) e a utilização pela comunidade;
2.2 Os usos de Biblioteca, Casa de Cultura, Museus e outras entidades que prestam serviços à Comunidade;
2.3 Verificar quais equipamentos e serviços no bairro/região - se estão disponíveis e com são utilizados esses espaços e serviços;
2.4 Diagnóstico da Escola: nº de alunos; níveis de ensino (Fundamental, Médio, EJA); Municipal, Estadual, Particular;
2.5 Descrição da infraestrutura da Escola: número de salas, número de alunos por sala de aula, Evasão escolar, Biblioteca, Espaço de uso comum; Laboratórios; Espaços e equipamentos para prática esportiva e de lazer; Secretaria da escola;
2.6 Leitura e apreciação da Proposta Curricular do Ensino de História (Rede Estadual, Municipal e Particular) e de sua implantação e dos Projetos Político Pedagógico da Escola: as matrizes curriculares; os Planos de Curso/Aulas da disciplina de História.
UNIDADE III – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
3.1 Modos de ensinar: concepções, programas, plano de aula, planejamento, processo de avaliação, ‘usos’ de livro didático, Paradidáticos.
3.2 Existe articulação do Plano de Aula com a Proposta Curricular de História e o Plano Pedagógico da Escola? Observar se há coerência entre a proposta e sua execução;
3.3 Incorporação materiais didáticos (documentos: orais, escritos, iconográficos, etc.) adequados as temáticas das aulas propostas?
3.4 Observar as explicações e orientações na construção do curso/disciplina oferecidas pelo professor. Como ele lida com elas enquanto profissional da História? Qual sua metodologia e concepção de ensino de História?


 

Bibliografia

Básica
ABREU, Martha.  Ensino de História: conceitos, temáticas, metodologias. 2 Ed.,  Rio de Janeiro: Ed. Casa da Palavra, 2003

BITTENCOURT, Circe Maria. Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Ed. Contexto, 1997

SILVA, Cristiani Bereta da e ZAMBONI, Ernesta. Ensino de História, Memória e Culturas.  Curitiba, CRV, 2013

Complementar

GASPARELLO, Arlete Medeiros et al (orgs). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Mauad, 2007

SOUZA, Marcos. História? Que ensino é esse?. Campinas: Papirus, 2013

FERRO, Marc. Os Tabus da História. São Paulo: Ediouro, 2003

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003

PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005