Imprimir

Curso: História
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado II
Semestre: Sexto Pré-requisito:
Carga horária semanal: Carga horária semestral: 100

PROFESSOR(A):

Ementa:
Observação com reflexão de atividades pedagógicas desenvolvidas em escola de ensino fundamental. O aluno apresentará um relatório circunstanciado de seu estágio realizado, envolvendo a descrição dos fenômenos observados em sala, com uma reflexão crítica em torno deles. Essa reflexão não deve envolver apenas um referencial teórico da bagagem adquirida pelas disciplinas do curso, mas a relação teoria-prática-referencial. Entende-se por referencial o ambiente em que a ação docente foi desenvolvida, no caso escola em toda a sua complexidade. Neste mesmo relatório o aluno deverá apontar soluções factíveis ou propostas em face da observação desenvolvida.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I – O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM HISTÓRIA
1.1 Estudo e análise de abordagens teóricas e metodológicas centradas no ensino de História;
2.1 Legislação de Estágio brasileira e institucional;
3.1 Gestão de sala de aula no ensino fundamental II: elaboração de plano de aula, considerando problematização, objetivos, conteúdo, aporte teórico, metodologia, recursos didáticos, práticas avaliativas e referências bibliográficas, ministração de aula nas escolas campos de estágio.

UNIDADE II – ANÁLISE E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
1.1 Estudo e análise de um livro didático, considerando a relação desse recurso com os PCNs/DCNs, bem como com os estudos teóricos-metodológicos da História;
2.1 Elaboração de texto didático e de atividades avaliativas, considerando o 6° ao 9° ano.

UNIDADE III – OBSERVAÇÃO E REGISTRO DO CAMPO DE ESTÁGIO
3.1 Regência de classe no campo de estágio;
3.2 Socialização das experiências em sala de aula.

 

Bibliografia

Básica
COELHO, Wilma de Nazaré Baía e COELHO, Mauro Cézar. Trajetórias da diversidade na Educação: formação, patrimônio e identidade. São Paulo: Livraria da Física, 2012

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010

BITTENCOURT, Circe Maria. Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1997

Complementar
AVELINO, Yvone Dias. História, Cotidiano e Linguagens.  São Paulo: Expressão & Arte, 2012

FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 2010

MARTINS, Jorge Santos. Projetos de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula. Campinas: Autores Associados, 2007

SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. São Paulo: Loyola, 2010

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Educação e Relações Raciais: conceituação e historicidade. São Paulo: Livraria da Física, 2010