Imprimir

      Curso: História
Disciplina: História Indígena Brasileira
Semestre: Sexto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

PROFESSOR(A):

Ementa:
As múltiplas dimensões das experiências dos índios como sujeitos históricos. A constituição de diferentes relações de tempo e espaço. Debate da educação escolar indígena na perspectiva teórico-metodológica da história indígena brasileira, contemplando as principais características culturais dos povos indígenas, salvaguardando a circularidade da cultura. A história do indígena na Amazônia. O índio do Estado do Pará.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I – O IMPACTO CULTURAL DA CONQUISTA
1.1. As múltiplas dimensões das experiências dos índios como sujeitos históricos.
1.2. Brasil colônia e a escola da missão.
1.3. O diretório pombalino e a transformação dos índios em vassalos.

UNIDADE II – A RELAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO COM OS ÍNDIOS E A POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO
2.1. O indígena no pensamento do império.  
2.2. A comissão Rondon e o discurso pela “pacificação” dos povos indígenas.
2.3. O Serviço de Proteção aos índios.
2.4. A Fundação Nacional dos índios.

UNIDADE III – A HISTÓRIA INDÍGENA BRASILEIRA
3.1. Os povos indígenas no Pará.
3.2. A produção Etno-histórica e a Amazônia indígena.
3.3. Os povos indígenas, os livros didáticos e o ensino de história.
3.4. Educação indígena e educação escolar indígena.

UNIDADE IV – AS CULTURAS INDÍGENAS
4.1. Características culturais dos povos indígenas.
4.2. História e cosmologias indígenas.
4.4. Diversidade linguística.
4.4. Ritual e simbolismo.

UNIDADE V - A TEMÁTICA INDÍGENA NO SÉCULO XXI, DEBATES ATUAIS
5.1. As relações interétnicas entre os povos indígenas e entre eles e a sociedade nacional envolvente.
5.2. O movimento indígena organizado e as conquistas legais.
5.3. As identidades indígenas.
5.4. Os processos de etnogênese do Nordeste brasileiro e outras regiões do país.

 

Bibliografia

Básica
GRUPIONI, Luiz Donisete Benzi (org.). Índios no Brasil. 4. Ed., São Paulo: Ed. Global, 2000

FUNARI, Pedro Paulo e PINON, Ana. A Temática Indígena na Escola: subsídios para os professores. São Paulo: Ed. Contexto, 2011

FAUSTO, Carlos. Os Índios antes do Brasil. 3. Ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005

Complementar
GOMES, Mércio Pereira. Os Índios e o Brasil: passado, presente e futuro. São Paulo: Ed. Contexto, 2012

PAIVA, Adriano Toledo. História Indígena na Sala de Aula. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2013.

SANTILLI, Marcio. Os brasileiros e os índios. São Paulo: SENAC, 2000

VAINFAS, Ronaldo. A Heresia dos Índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995