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Curso: História
Disciplina: Política e Planejamento Educacional
Semestre: Sexto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 Carga horária semestral: 60

PROFESSOR(A):

Ementa:
Políticas educacionais no Brasil. A política educacional no contexto das políticas públicas. Organização dos sistemas de ensino, as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais. Políticas educacionais e legislação de ensino. Estrutura e funcionamento da Educação Básica. Impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação. Os aspectos básicos do planejamento e sua metodologia. O planejamento ao nível da escola: o projeto político-pedagógico. Métodos de planejamento. Projetos em educação.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I ─ Fundamentos teórico da política educacional brasileira e a gênese na relação Estado/Educação.
• Concepções de Políticas Públicas (sociais e educacionais).
• Políticas Públicas de Governo e seus conceitos.
• A educação como direito na Constituição Cidadã e na LDB 9394/96.
• Parâmetros Curriculares Nacionais.
UNIDADE II ─ Perspectivas das políticas educacionais no contexto histórico social do Brasil
• Os impasses e as perspectivas das políticas públicas sociais na contemporaneidade em relação à educação;
• Aspectos das políticas educacionais brasileiras comprometidos com a cidadania, à diversidade para uma emancipação social.
• As políticas educacionais na organização curricular da disciplina História na Educação Básica.
UNIDADE III ─ Planejamento de pesquisa da educação e o projeto pedagógico como prática pedagógica.
• Concepção de planejamento na perspectiva histórico crítica;
• Conhecer o planejamento participativo na escola democrática.
• Pesquisar e planejar Plano de Ensino e de Aula.

Desenvolver pesquisas da educação na Disciplina História da Educação Básica visando uma prática pedagógica de base histórico social.

Bibliografia

Básica
AZEVEDO, Janete M. Lins. A Educação como Política Pública. 3. Ed., Campinas: Autores Associados, 2004

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 8. Ed., São Paulo: Cortez, 2009

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4. Ed., Rio de Janeiro: Lamparina, 2007

Complementar
MESSEDER, Hamurabi. LDB: lei de diretrizes e bases da educação nacional lei nº 9.394/1996. Rio de Janeiro: Campus, 2007

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 8. Ed., São Paulo: Villa das Letras, 2007

RAMÍREZ PLASENCIA, Janett. Cidadania em Ação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001

SAVIANI, Demerval. A Nova Lei da Educação: LDB – Trajetória, Limites e Perspectivas. 11. Ed., São Paulo: Autores Associados, 2011

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil: Leitura Crítico-Compreensiva Artigo a Artigo. 17. Ed., Petrópolis: Vozes, 2010