Imprimir

Curso: História
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado III
Semestre: Sétimo Pré-requisito:
Carga horária semanal: Carga horária semestral: 200

PROFESSOR(A):

Ementa:
Desenvolvimento de atividade que terá característica de observação diagnóstico-ação em escolas de ensino médio. O aluno apresentará um relatório circunstanciado do estágio realizado, envolvendo a descrição das atividades desenvolvidas, com uma reflexão crítica em torno delas. Essa reflexão não deve envolver apenas um referencial teórico da bagagem adquirida pelas disciplinas do curso, mas a relação teoria-prática-referencial. Entende-se por referencial o ambiente em que a ação docente foi desenvolvida, no caso escola em toda a sua complexidade. Neste mesmo relatório o aluno deverá apontar soluções factíveis ou propostas em face da atividade desenvolvida.

Conteúdo Programático:

Leitura de bibliografia básica indicada no curso, totalizando 30 horas de atividades teóricas. Integralização de 150 horas de atividades de campo em estágio e entrega de portfólio de pesquisa no momento de socialização de resultados, perfazendo 20 horas de produção de atividades.

Bibliografia

Básica

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Educação e Relações Raciais: conceituação e historicidade. São Paulo: Livraria da Física, 2010

MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette; MAGALHÃES, Marcelo de Sousa (orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Mauad, 2007

SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. São Paulo: Loyola, 2010

Complementar
BITTENCOURT, Circe Maria. Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1997

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas, e metodologias. 2. Ed., Rio de Janeiro: Casa da Palavra/FAPERJ, 2009

BATISTA, Eraldo Leme; MÜLLER, Meire Terezinha (orgs.). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. São Paulo: Átomo, 2013

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cézar. Trajetórias da diversidade na Educação: formação, patrimônio e identidade. São Paulo: Livraria da Física, 2012

FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 2010