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Curso: História
Disciplina: Pedagogia em Instituições Não Escolares
Semestre: Optativa Pré-requisito:
Carga horária semanal: 02 Carga horária semestral: 40

PROFESSOR(A):

Ementa:
Educação comunitária e a sua ressignificação como instituição social. O conceito de comunidade de aprendizagem. Novos itinerários educativos que estão no seu entorno no espaço urbano. Rompendo com a rigidez organizativa de tempos, espaços, e campos de conhecimento. Educação comunitária: comunidade como espaço de convivência, de diálogo, de aprendizagens permanentes na perspectiva do aprofundamento da democracia e da afirmação das liberdades. Diferentes olhares para os atores sociais (associações de bairros, grupos ecológicos, empresariado, clubes de serviço, sindicatos, partidos políticos, etc.) dirigidos às crianças, aos adolescentes e aos jovens.

Conteúdo Programático:

Bibliografia

Básica
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 2005

SILVA, Ronalda Barreto. Educação Comunitária: além do Estado e do mercado? Campinas: Autores Associados, 2003

TRILLA, Jaume; ARANTES, Valéria Amorim; GANHEM, Elie. Educação Formal e Não-Formal. São Paulo: Summus, 2008

Complementar
DEJOURS, Christophe. O fator humano. Rio de Janeiro: FGV, 2007

CITELLI, Adilson. Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 2013

RIBEIRO, Amelia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial. Rio de Janeiro: Wak, 2007

KUENZER, Acácia Z. Pedagogia da Fábrica.  São Paulo: Cortez, 1995

GOHN, Maria da Glória. Educação Não-Formal e Cultura Política. São Paulo: Cortez, 2011