Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: PEDAGOGIA PARA DOCENCIA DE BIOLOGIA
Semestre: 5º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 03 Carga horária semestral: 60

PROFESSOR(A):

Ementa:
Apresentação das especificidades para a docência de biologia fundamentada nos conceitos de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade.a diferenciação da docência em ciências  e biologia.o significado pessoal do processo educativo.a educação como processo inclusivo e sistêmico.a reflexão e o planejamento didático: seleção,ordenação,descrição,delimitação de objetivos,conteúdos e métodos de aprendizagem e de avaliação.a metodologia: sujeitos,procedimentos e instrumentos.compreensão do cotidiano escolar e da sala de aula,seus sujeitos,suas interações,seus espaços,possibilidades e papéis.propostas de organização de  currículo e do cotidiano da sala de aula.

Conteúdo Programático:

 • Unidade I: trabalho com conceitos -transdisciplinaridade e interdisciplinaridade.
• Transdisciplinaridade  e ensino da biologia.
• Interdisciplinaridade e ensino de biologia.
• Unidade II: o processo educativo e o desenvolvimento da subjetividade na educação: o ensino tradicionalista e o ensino da nova escola.
• Planejamento e sistematização didática: fundamentos e elaboração de plano de aula.
• Unidade III: o  pcn de ciências naturais : reflexões, transversalidade e propostas para o ensino da biologia.
• Educação formal e cotidiano.
• Unidade IV: o livro didático de biologia e seus limites e possibilidades.
• Avaliação disciplinar continuada: reflexões.
• Currículo:pressupostos básicos.
 

Bibliografia

Cesar, v. Biologia: para o ensino médio. 1ed. Rio de janeiro: guanabara koogan, 2004.

Comenius, b.; castilho, I. Didática magna. 3. Ed. São paulo: martins fontes, 2006.

Graça, marcio. Metodologia & ensino: religar e projetar. São paulo: medras, 2005.

Lopes, antonia osima; veiga, ilma passos alencastro. Repensando a didática. 28. Ed. São paulo: papirus, 2010.

Lowman, j. Dominando as técnicas de ensino. São paulo: atlas, 2004.

Bibliografia Complementar:
Doll, j.; rosa, r.t.d. metodologia de ensino em foco. Porto alegre: ufrgs, 2004.

Nunes, clarice. Ensino médio. São paulo: dp&a, 2002.

Silva, m.a formação do professor centrada na escola. São paulo: educ, 2001.

Soares, m.a. ensinar – reflexões sobre a prática docente. Lisboa: presença, 2000.

Veiga, ilma p. A. Técnicas de ensino: por que não? 21. Ed. Campinas: papirus, 2011.