Imprimir

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: PESQUISA E PRATICA PEDAGOGICA
Semestre: 5º semestre Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

PROFESSOR(A):

Ementa:
Pesquisa e prática pedagógica, observação e reflexão de atividades pedagógicas desenvolvidas em escola de ensino básico. Ênfase nos procedimentos de observação e reflexão. Atuação em situações contextualizadas, com o registro dessas observações realizadas e a resolução de situações-problema. Situações simuladoras e estudo de casos envolvendo o estudo de métodos e procedimentos em educação e os fundamentos teóricos do processo ensino-aprendizagem e suas decorrências metodológicas. Este espaço também deverá ser utilizado para a integração horizontal das disciplinas do semestre com professores e alunos reunindo-se para debate de temas geradores.

Conteúdo Programático:

 • Unidade I- o material didático e paradidático e o ensino de ciências e biologia
• -como utilizar?
• -a produção de texto em ciências e biologia;
• -o livro didático;
• -análise dos gêneros dos discursos encontrados nos livros didáticos
• 
• Unidade II
• -o que pensam os alunos sobre ciência? Qual a concepção epistemológica?
• -princípios da bioética aplicados ao estudo de ciências e biologia: conceito de bioética e aspectos relacionados à bioética.
• 
• Unidade III – pesquisa e prática pedagógica
 

Bibliografia

Brasil. Ministério da educação. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. 2. Ed. Rio de janeiro: dp&a, v.4. 2000.

Fialho, neusa nogueira. Jogos no ensino de química e biologia. 8. Ed. Curitiba: ibpex, 2007.

Krasilchik, myriam. Prática de ensino de biologia. 4. Ed. São paulo: edusp, 2008.

Bibliografia Complementar:
Brasil. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais, pluralidade cultural e educação sexual. Brasília: mec/sef, 1997.

Brasil. Ministério da educação. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais meio ambiente e saúde.  2. Ed. Rio de janeiro: dp&a. V.09, 2000.

Chadwick, c., oliveira, j.b.a. aprender e ensinar. São paulo: global, 2001.

Comenius, b.; castilho, i. Didática magna. 3. Ed. São paulo: martins fontes, 2006.

Graça, marcio. Metodologia & ensino: religar e projetar. São paulo: medras, 2005.