Imprimir

Curso: Cruso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Inglês Instrumental
Semestre: Primeiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

Ementa:
Revisão geral da estrutura básica da língua. Leitura e atividades escritas sobre compreensão de textos técnicos relacionados com a informática e Internet tanto para a verificação de informações específicas quanto para a verificação da idéia principal do texto sem a preocupação com o conhecimento isolado de cada palavra. Exploração e pesquisa dos termos técnicos, termos não-técnicos característicos da linguagem técnica, falsos cognatos, verbos e expressões idiomáticas.

Conteúdo Programático:

Introdução: Apresentação do curso, planejamento, cronograma, critério de avaliação. Texto de atividade para reconhecer a capacidade de compreensão.
A importância da l1 e do conhecimento de outros idiomas na compreensão ou leitura

Unidade I
Estratégias de leitura:
Leitura geral ou de pontos definidos (skimming e scanning): conhecimento prévio sobre o assunto do texto (predição, pré-leitura, títulos e subtítulos).
1. Recursos não-verbais: dicas tipográficas, recursos visuais, textos com diferentes disposições gráficas; quadros, esquemas ou diagramas.
2. Uso de textos com palavras transparentes, cognatas, textos em outras línguas;
3. Palavras-chaves, palavras conhecidas, palavras repetidas;
4. Leitura crítica (relacionamento do assunto lido com outras situações ou com a própria realidade do leitor).

Unidade II
Estrutura do texto (partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão):
1. Elementos de coesão e as diferentes partes do texto; marcadores do discurso; estrutura frasal;
2. Referência contextual: nomes e pronomes.
3. Verbos e tempos verbais(para reconhecer em que tempo verbal está o texto).

Unidade III
Vocabulário: desenvolvimento e reconhecimento. Formação de palavras, sinonímia, famílias lexicais:
1. Funções de texto;
 2. Composição e afixos
3. Word guessing – Dedução do significado de palavras inferidas textualmente. (inferência contextual);
4. Uso eficaz do dicionário.

Bibliografia Básica: 

GLENDINNING, E. H. Basic English for Computing. São Paulo: Oxford do Brasil, 2004.
MARINOTO, D. Reading On Info Tech: Inglês para Informática. 2. Ed. São Paulo: Novatec, 2007.
SOUZA, A. G. F. et al. Leitura em Língua Inglesa: Uma abordagem Instrumental. São Paulo: Disal, 2005.

Bibliografia Complementar:
MEDRANO, V.; OLIVEIRA M. Lazybones: Inglês para Informática. São Paulo: Bookworm, 2000.
CRUZ, D. T.; ROSAS, M.; SILVA, A. V. Inglês.com. Textos para Informática. São Paulo: Disal, 2001.
GALLO, L. R. Inglês Instrumental para Informática: módulo I. São Paulo: Ícone, 2008.
TORRES, Nelson. Gramática Prática da Língua Inglesa: Inglês Descomplicado. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
MURPHY, R. English Grammar In Use With Answers: a self-study reference and practice book for information students of English. São Paulo: Cambridge do Brasil, 2004.