Imprimir

Curso: Cruso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Estrutura de Dados
Semestre: Quarto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

Ementa:

Conceitos básicos de dados, estruturas e tipos. Abstração de dados. Mecanismos para a construção de tipos. Representação física e encadeamento. Caracterização, análise e implementação de estruturas básicas: matrizes, listas lineares, pilhas e filas. Árvores: conceito, terminologia, representação e aplicação. Árvores binárias (construção, caminhamento e aplicações). Árvores binárias amarradas. Árvores balanceadas. Métodos de pesquisa de dados em tabelas: pesquisa seqüencial; pesquisa binária; pesquisa por cálculo de endereço (Hash). Métodos de classificação (ordenação): por inserção, troca, seleção, distribuição, intercalação; avaliação e comparação dos métodos de ordenação. Métodos de armazenamento e acesso a dados em arquivos. Organizações básicas de arquivos: sequencial, sequencial indexado, indexado, direto e invertido; manipulação de arquivos; reorganização e medidas de performance.
 

Conteúdo Programático:

Bibliografia Básica: 

LORENZI, Fabiana; MATTOS, Patrícia Noll de; CARVALHO, Tanisi Pereira de. Estrutura de Dados. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006.
PEREIRA, Sílvio do Lago. Estruturas de Dados Fundamentais. São Paulo: Érica, 2008.
GOODRICH, M. T.; TAMASSIA, R. Estruturas de Dados e Algoritmos em Java. São Paulo: Bookman Companhia, 2007

Bibliografia Complementar:
FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPACHER, Henri F. Lógica de Programação: a Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados. São Paulo, Makron Books: 2005.
CELES, Waldemar; RANGEL, José Lucas, CERQUEIRA, Renato. Introdução a Estruturas de Dados. Rio de Janeiro, Campus: 2004.
VELOSO, Paulo Augusto Silva et al. “ Estrutura de Dados ”. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
LAFORE, Robert. Estruturas de Dados & Algoritmos em Java™. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004.
PUGA, Sandra; RISSETTI, Gerson. Lógica de Programação e Estruturas de Dados. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2004.