Imprimir

Curso: Administração
Disciplina: Filosofia e Ética Profissional
Semestre: Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
Fundamentos filosóficos. As grandes doutrinas filosóficas. A lógica. A ética e a Filosofia. Problemas morais e problemas éticos. A moral, a ética e o comportamento
humano. A objetividade dos valores. Doutrinas éticas fundamentais. Fundamentos filosóficos da ética. Ética profissional. Ética nas organizações contemporâneas. A
concepção da profissão do Administrador. Ética Profissional do Administrador. A liberdade e a independência. A necessidade do estudo da ética. A confiança do cliente e a função do Administrador. O conselho Federal de Administração. O Administrador e o CFA.

 

Conteúdo Programático:
UNIDADE I
1.1- O nascimento da filosofia;
1.2 - A ética e as morais;
1.3 - Estudo da ética pelos pensadores modernos;
1.4 - Por que ética nos negócios;
1.5 - Conduta humana;
1.6 - Ética científica e grandes pensadores;
1.7 - As teorias éticas;
1.8 - As linhas de demarcação;
1.9 - As tomadas de decisão.

UNIDADE II
2.1 - As duas matrizes éticas;
2.2 - Problemas morais e problemas éticos;
2.3 - Ética profissional do administrador;
2.4 - O Administrador e o CFA;
2.5 - Base filosófica dos códigos de ética profissional;
2.6 - Peculiaridade em um código de ética;
2.7 - Classe profissional;
2.8 - Filosofia política moderna;
2.9 - A ética do capitalismo.

UNIDADE III
3.1 - Administração publica;
3.2 - Desenvolvimento econômico versus poluição ambiental;
3.3 – Liderança;
3.4 - O trabalho e o Labor;
3.5 - Valor social da profissão;
3.6 - Responsabilidade, utilidade e projeção profissional;
3.7 - As lógicas do capitalismo;
3.8 - As molas mestras do capitalismo social;
3.9 - A responsabilidade social empresarial.

UNIDADE IV
4.1 - O jogo da ambigüidade;
4.2 - A chaga da corrupção;
4.3 - O ativismo empresarial;
4.4 - O esforça para chegar lá;
4.5 - Honestidade, virtude magna no campo profissional;
4.6 - Virtude do sigilo;
4.7 - Virtude da competência;
4.8 - Orientação e assistência ao cliente.

 

Bibliografia Básica:
BLANCHARD, Kenneth; PEALE, Norman Vincent. Poder da administração ética. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. 6. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2005.
MATTAR NETO, João Augusto. Filosofia e ética na administração. São Paulo: Saraiva, 2006.

Bibliografia Complementar:
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial.Rio de Janeiro : campus, 2003.
MATOS, Francisco Gomes de. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. São Paulo: Saraiva, 2008.
TUGENDHAT, Ernest. Lições sobre ética. 5. Ed. rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13. Ed. São Paulo: Ática, 2005.