Imprimir

Curso: Enfermagem

DISCIPLINA: NECESSIDADES E DEMANDAS DA SAUDE PUBLICA NO ESTADO DO PARA

Semestre: 5º semestre

Pré-requisito:

Carga horária semanal:  horas

Carga horária semestral:

Ementa:

Estrutura dinâmica, física e biológica do meio ambiente paraense e suas relações com o processo saúde-doença, bem como dos principais fatores capazes de alterar o seu equilíbrio e os efeitos decorrentes destas modificações sobre o homem e o próprio homem. Organização do setor saúde no pará: evolução histórica. Análise de conjuntura. Questão social, desigualdades e exclusão. Políticas de saúde do sistema único de saúde – sus e as necessidades ou demandas do sistema único de saúde no pará, tendo foco voltado para a atenção primária.

Conteúdo Programático:

Unidade I – sistemas de saúde e a construção do sus

- evolução histórica das políticas de saúde no brasil

- expansão e consolidação dos sistemas de saúde;

- os (des)caminhos do sus;

- precarização do trabalho na área da saúde.

Unidade II: a questão regional no brasil

- as desigualdades regionais e a “questão nordestina”;

- a permanente construção do conceito de região;

Unidade III: amazônia legal e o cenário da saúde

- a amazônia legal e as evidentes desigualdades da saúde;

- caracterização do sistema de saúde da amazônia brasileira.

Unidade IV: estratégias para o fortalecimento do sus na região

- atenção à saúde no brasil;

- histórico das políticas públicas de saúde na amazônia;

            - cenário atual da política na região.

Bibliografia Básica:

Giovanella, lígia; escorel, sarah; et. Al. Políticas e sistemas de saúde no brasil. Rio de janeiro: editora fiocruz, 2008.

Oliveira, paulo de tarso ribeiro de. Desigualdade regional e o território da saúde na amazônia. Belém-pará: edufpa, 2008.

Paim, jairnilson silva. Desafios para a saúde coletiva no século xxi. Salvador: edufba, 2007.

Bibliografia Complementar

Brasil. Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: dou, de 20 de setembro de 1990.

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de vigilância em saúde. Sistema nacional de vigilância em saúde. Relatório de situação: pará. Brasília: ministério da saúde – secretaria de vigilância em saúde, 2006. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/relatório_snvs_pa2ed.pdf

Organización panamericana de la salud. Unidad género, etnia y salud. Indicadores básicos para el análisis de la equidad em género de salud. Washington panamericana de la salud, 2004.

Pará. Secretaria especial de estado de proteção social. Secretaria executiva de estado de saúde pública. Sistema único de saúde. Plano diretor de regionalização do estado do pará. Segundo a norma operacional básica da assistência à saúde noas – sus 01/2001. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pdr_pa.pdf

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria-executiva. Departamento de apoio à descentralização. Plano de qualificação da atenção à saúde na amazônia legal: plano saúde amazônia/ministério da saúde, secretaria executiva, departamento de apoio à descentralização - brasília: ministério da saúde, 2006. (série projetos, programas e relatórios).

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria-executiva. Subsecretaria de assuntos administrativos. Programa multiplicasus: curso básico sobre o sus: (re)descobrindo o sus que temos para construirmos o sus que queremos / ministério da saúde, secretaria-executiva, subsecretaria de assuntos administrativos. – 2 ed. – brasília: editora do ministério da saúde, 2007. (série d. Reuniões e conferências)

     cadernos rh em saúde / ministério da saúde, secretaria de gestão do trabalho e da                      educação na saúde. – vol. 3, n. 1 (mar. 2006) – brasília: ministério da saúde, 2006.