Imprimir

Curso: Administração
Disciplina: Empreendedorismo
Semestre: Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

Ementa:
O fenômeno do empreendedorismo. A mentalidade empreendedora. A importância sócio- econômica do empreendedorismo. Características do empreendedor de sucesso. Perfil empreendedor. Necessidades, conhecimentos, habilidades e valores. Processo comportamental. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Ciclo de vida das organizações. Fases da evolução das empresas. Empresas feitas para durar. Empresas de pequeno porte/médio e grande. Evolução das empresas no Brasil. Inovação e Criatividade. Plano de Negócios. Pesquisa de Mercado. Técnicas de venda. Propriedade intelectual e outras questões legais para o empreendedor. Técnicas de negociação. Qualidade. Formação de Preços. Ferramentas Gerenciais.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I – Empreendedorismo

1.1 - O Fenômeno do Empreendedorismo no Mundo;

1.2 - O Fenômeno do Empreendedorismo no Brasil;

1.3 - A Importância Socioeconômica do Empreendedorismo;

1.4 - Fatores que Influenciam o Empreendedorismo.

UNIDADE II – Perfil Empreendedor

2.1 - Visão do Empreendedor;

2.2 - Oportunidade de Negócio;

2.4 - Matriz de Validação de Idéias;

2.3 - Criatividade e Inovação.

UNIDAE III – Plano de Negócio

3.1 - O Processo de Criação de um Novo Negócio;

3.2 - Aspectos Legais Sobre Plano de Negócios;

3.3 - Componentes de um Plano de Negócios;

3.4 - Modelo de Plano de Negócio Simplificado.

UNIDADE IV – Operacionalização do Plano de Negócio

4.1 - Mitos do Empreendedorismo;

4.2 - Utilização do Plano de Negócio;

4.3 - Análise do Plano de Negócio.

 

Bibliografia Básica:

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedorEmpreendedorismo e viabilização de novas empresas. Um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios. 14ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Bibliografia Complementar:

DEGEN, Ronald. O empreendedor: empreender  como opção de carreira.. São Paulo: Perason, 2009.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito Empreendedor: prática e princípios. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

 LODISH, Leonard; MORGAN, Howard Lee; KALLIANPUR, Amy. Empreendedorismo e Marketing: lições do curso de MBA da Wharton School. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

MONTGOMERY, Cynthia A., PORTER, Michael (ORG.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 5. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.