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Curso: Administração
Disciplina: Libras
Semestre: Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 02 Carga horária semestral: 40

Ementa:
Aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. Histórico da Língua de Sinais; Língua de sinais e língua portuguesa para surdos; Identidades e cultura surda; Políticas de inclusão do surdo; Estudos e complexidades inerentes a Libras. Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais.

Conteúdo Programático:

Unidade I – Histórico da Língua de sinais

 
1.1 - Aspectos históricos e culturais da língua de sinais: repercussões nas representações; 
1.2 - Caracterização das principais correntes metodológicas na educação de surdos: oralismo, comunicação total e bilinguismo.

Unidade II – Língua de sinais e língua portuguesa para surdos 


2.1 – Língua  de sinais, signwriting e lingual portuguesa: definições e diferenciações.

Unidade III – Identidade e cultura surda 

3.1 - As múltiplas identidades surdas; 

3.2 - Marcas de diferença cultural surda.

Unidade IV – Políticas de inclusão do surdo 

4.1 - Políticas de inclusão e exclusão sociais; 

4.2 - A libras no contexto da legislação educacional:

 
- Lei Federal no. 10.436 de 24 de abril de 2002;

 
- Decreto Federal no. 5.626 de 22 de dezembro de 2005; 


- Resolução Estadual CCE no. 400, de 20 de outubro de 2005.

Unidade V – Estudos e complexidades inerentes a LIBRAS 

5.1 - Estrutura linguística da LIBRAS: fonologia (configuração de mão, locação/ponto de articulação, movimento de mão, orientação de mão e aspectos não-manuais), morfologia e sintaxe; semântica e pragmática; 

5.2 - alfabeto manual da língua de sinais; 

5.3 - dactilologia; 

5.4 - numerais cardinais e para quantidades; 

5.5 - identificação pessoal; 

5.6 - classificadores; 

5.7 - expressões faciais e corporais; 

5.8 - sinais básicos; 

5.9 - cumprimentos básicos: saudações e despedidas;

5.10 - noções de calendário: dias da semana, meses do ano;

 5.11 - lugares públicos;

 5.12 - valores monetários; 

5.13 - lojas;

 5.14 - tipos de roupas; 

5.15 - meios de transporte;

 5.16 - Estados/Capitais; 

5.17 - cores; 

5.18 - condições climáticas;

 5.19 - diálogo em língua de sinais; 

5.20 - histórias infantis em língua de sinais;

 5.21 - gramática: 

5.22 - pronomes pessoais; 

5.23 - pronomes demonstrativos; 

5.24 - pronomes interrogativos; 

5.25 - pronomes indefinidos e quantificadores; 

5.26 - advérbios de lugar; 

5.27 – verbos.

Unidade VI – A Língua Brasileira de Sinais e a Administração

5.1 A importância da Libras na vida profissional Administrador

5.2 Os sinais da Administração

5.2.1 Motivação, Liderança, Desempenho, Grupo, Marketing, etc.

5.3 A Libras e a Responsabilidade Social na Empresa.

 

Bibliografia Básica:

BOTELHO, P. Linguagens e letramento na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte (editores). Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, Volume I: Sinais de A a L. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte (editores). Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, Volume II: Sinais de M a Z. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CARVALHO, Ilza Silva de; CASTRO, Alberto R. de. Comunicação por Língua Brasileira de Sinais. Brasília: Senac, 2005.

Bibliografia Complementar:

GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? São Paulo, Editora Parábola: 2009.

QUADROS, Ronice M. de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SILVA, Marília da Piedade Marinho. Construção de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo. São Paulo: Plexus, 2001.

SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. Ed. rev. Florianópolis: UFSC, 2009.