Imprimir

Curso: Administração
Disciplina: Psicologia das Organizações
Semestre: Terceiro Pré-requisito:
Carga horária semanal: 02 Carga horária semestral: 40

Ementa:
As organizações como fenômenos humanos. Variáveis organizacionais: cultura e clima; grupos e equipes de trabalho; configurações de poder organizacional e estilos de caráter. Comunicação interpessoal e feedback. Processos de liderança. Motivação e significado do trabalho. Saúde mental e as novas patologias do trabalho.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I - PRIMEIROS PASSOS: PRINCÍPIOS COMPORTAMENTAIS E CONCEITOS BÁSICOS

1.1. Psicologia geral análise do comportamento (Behaviorismo)

- Noções de historiografia da psicologia

- Distinções conceituais

- Equívocos na concepção de behaviorismo

1.2. Análise funcional do comportamento e os termos da contingência

- Definição de comportamento e contingência

- Evolução do conceito de contingência

- A análise funcional do comportamento

- Unidade de análise: os termos da contingência

- Contingência de dois termos

- Contingência de três termos

- Contingência de quatro termos

1.3. Aquisição e manutenção do comportamento

- Esquemas de reforçamento

- Consequências intrínsecas e extrínsecas

- Análise de contingências aversivas

- Análise do comportamento em diferentes contextos:

- Organizacional, escolar, familiar, religioso etc..

UNIDADE II: ORGANIZAÇÕES COMO FENÔMENOS HUMANOS.

2.1. Definição de comportamento organizacional

2.2. Descrição das atividades dos executivos

2.3. Explicar a importância sistemática do comportamento organizacional

2.3. Identificar as principais contribuições do comportamento organizacional

2.4. Explicar a importância de uma abordagem contingencial no estudo do comportamento organizacional

2.5. Identificar os três tipos de análise nos modelos de comportamento organizacional apresentado neste livro.

2.6. Definir as principais características biográficas

2.7. Identificar dos tipos de habilidades; a modelagem do comportamento; reforçamento e os efeitos da punição no processo de aprendizagem

2.8. Prática da auto-administração

UNIDADE III: VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS: CULTURA E CLIMA; GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO E CONFIGURAÇÕES DE PODER ORGANIZACIONAL E ESTILOS DE CARÁTER. COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E FEEDBACK.

3.1. Descrever a institucionalização e sua relação com a cultura organizacional.

3.2. Definição e comparação de cultura

3.3. Identificação dos efeitos funcionais e disfuncionais da cultura organizacional

3.4. Explicar e apontar os fatores determinantes da prática cultural

3.5. Transmissão de cultura e cultura para o cliente

3.6. Definições, estrutura e tomada de decisão de grupos

3.7. Compreensão do trabalho em equipe e tipos de equipe

3.8. Contextos de atuação das equipes

3.9. Definição e táticas do poder

3.10.Diferenças entre poder e liderança

3.11. Funções e tipos de comunicação (interpessoal e organizacional)

3.12. Definição de liderança

3.13. Teoria das lideranças e das contingências

UNIDADE IV: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EM PROCESSOS DE LIDERANÇA; MOTIVAÇÃO E SIGNIFICADO DO TRABALHO; SAÚDE MENTAL E AS NOVAS PATOLOGIAS DO TRABALHO

 4.1. Definição de motivação

4.2. As teorias da motivação

4.3. Aplicações do conceito de motivação

4.4. Administração por objetivos

4.5. Programas e planejamento motivacional

4.5. Administração da mudança organizacional

4.6. Administração do stress no trabalho.

 

Bibliografia Básica:

COHEN, Allan R.; FINK, Stephen L. Comportamento Organizacional: conceitos e estudos de caso. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

HARSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para Administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. Ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2002.

Bibliografia Complementar:

 ZANELLI, José Carlos. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt (Orgs.) Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. 2. Ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

MUCHINSKY, Paul M. Psicologia organizacional. 7. Ed. São Paulo: Pioneira, 2004.

MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELLOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administração. 3. Ed. São Paulo: Thomson, 2006.