Imprimir

Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Empreendedorismo
Semestre: Segundo Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

Ementa:

Conceitos sobre empreendedorismo e empreendedor. O espírito empreendedor. O fenômeno do empreendedorismo. A importância sócio-econômica do empreendedorismo. Características e habilidades do empreendedor de sucesso. Perfil do empreendedor de sucesso. Processo empreendedor. Plano de Negócio

Conteúdo Programático:

UNIDADE I – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO

1. Conceitos de Empreendedorismo e Empreendedor:

1.1. Definindo e entendendo o conceito de empreendedorismo.

1.2. A formação do empreendedor.

1.3. O desenvolvimento do “espírito empreendedor”.

1.4. Tipos e definições de empreendedores.

1.5. Características pessoais do empreendedor/Perfil característico e típico de personalidade do empreendedor/Principais características do empreendedor bem sucedido.

2. A paixão pelo negócio e a “arte de empreender”: em busca do intangível.

      2.1. O paradigma ultrapassado.

      2.2. O novo paradigma – a auto-realização.

      2.3. Sonhos, paixão, ideias e oportunidades.

      2.4. Identificando, avaliando e implementando novas oportunidades de negócios.

     2.5. Fontes de ideias.

UNIDADE II – O FENÔMENO DO EMPREENDEDORISMO

    2.1. O fenômeno do Empreendedorismo no Mundo.

    2.2. O fenômeno do empreendedorismo no Brasil.

    2.3. A importância sócio-econômica do empreendedorismo.

UNIDADE III – O PERFIL EMPREENDEDOR

   3.1. Empreendedor e Administrador.

  3.2. Existe um perfil ideal para o empreendedor? (Características pessoais e profissionais).

  3.3. O processo empreendedor.

  3.4. Mitos e Verdades do Empreendedorismo.

UNIDADE IV – INOVACAO E COMPETITIVIDADE

  4.1. Criatividade (Ser do contra; estratégia competitiva).

  4.2. Inovação.

  4.3. Estudo de casos.

UNIDADE V – TIPOS DE NEGÓCIOS

  5.1. Ramos de Atividade.

  5.2. Setores de Atividade.

  5.3. Tipos de Negócios (franquias; home office; cooperativa; associação).

UNIDADE VI – PLANO DE NEGÓCIO

  6.1. O que é?

  6.2. A quem se destina?

  6.3. Objetivo.

  6.4. Funções principais do Plano de Negócio.

  6.5. Estrutura do Plano de Negócio.

  6.6. Elaboração do Plano de Negócio.

  6.7. Avaliação do Plano de Negócio.



 

Bibliografia Básica:

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedorEmpreendedorismo e viabilização de novas empresas. Um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios. 14ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

Bibliografia Complementar:

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito Empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de Plano de Negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo: Atlas, 2008.

FILHO, N.C. Elaboração de Projetos Empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2009.