Imprimir

Curso: Administração
Disciplina: Fundamentos de Marketing
Semestre: Quarto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
Evolução do Conceito de Marketing. Análise dos Ambientes e dos Sistemas de Marketing. Composto de Marketing: Produto, preço, promoção e ponto de distribuição. Sistema de Marketing. Comportamento do consumidor. Concorrência. Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Tendências e o Futuro do Marketing.

 

Conteúdo Programático:
UNIDADE I - Fundamentos
1.1 - Conceitos essenciais;
1.2 - Orientações organizacionais;
1.3 - Necessidades, desejos e demanda;
1.4 - A criação do valor em marketing.

UNIDADE II – O Composto de Marketing
2.1 - Produto;
2.2 - Preço;
2.3 - Distribuição;
2.4 - Promoção.

UNIDADE III – O Processo de Marketing
3.1 - Diagnóstico;
3.2 - Segmentação e seleção de mercado-alvo;
3.3 - Posicionamento;
3.4 - Estratégias de marketing;
3.4 - Implementação e controle.

UNIDADE IV – Sistema de informação de Marketing
4.1 - Pesquisa de mercado;
4.2 - Registros internos;
4.3 - Inteligência de marketing;
4.4 - Sistema de apoio a decisão.

UNIDADE V – Planejamento de marketing
5.1 - Fundamentos;
5.2 - A elaboração do plano de marketing;
5.3 - Controle e acompanhamento.

 

Bibliografia Básica:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
ROSENBLOOM, Bert. Canais de Marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.
GRACIOSO, Francisco. Marketing Estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Bibliografia Complementar:
CASAS, Alexandre Luzzi Las. Marketing: Conceitos, Exercícios e Casos. São Paulo: Atlas, 2004.
NEVES, Marcos Fava. Planejamento e gestão estratégica de marketing. São Paulo: Atlas, 2008.
AAKER, David A. Estratégia de Portfólio de Marcas. Porto Alegre: Bookman, 2007.
COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos: planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2007.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson, 2006.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Cobra, 2006.
CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2006.
STEVENS, Robert; LOUDON, David L.; WRENN, Bruce; WARREN, William E. Planejamento de marketing: guia de processos e aplicações práticas. São Paulo: Pearson, 2004.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9. Ed. São Paulo: Pearson, 2003.
DUAILIBI, Roberto; SIMONSEN JR., Harry. Criatividade e marketing. São Paulo: Pearson, 2000.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.