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Curso: Bacharelado em Administração
Disciplina: Composto de Marketing
Semestre: Quinto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

Ementa:

Definições de comércio e de marketing, as estruturas, setores e relações comerciais, gerência de produtos e a evolução do conceito de Marketing. Composto de Marketing: Produto, preço, promoção e ponto de distribuição. Pesquisa mercadológica. Sistema de Marketing. Comportamento do consumidor. Concorrência. Plano de Marketing.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I: A Importância do Marketing

1.1 - O escopo do marketing;

1.2 - Orientações da empresa para o mercado;

1.3 - Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing.

UNIDADE II: Desenvolvimento da Estratégia de Produto

2.1 - Características e classificação dos produtos;

2.2 - Diferenciação;

2.3 - Relações entre produtos e marcas;

2.4 - Embalagem, rotulagem e garantias.

UNIDADE III: Desenvolvimento e Gerenciamento de Serviços

3.1 - A natureza dos serviços;

3.2 - Estratégias de marketing para empresas prestadoras de serviços;

3.3 - Gerenciamento da qualidade dos serviços;

3.4 - Gerenciamento de marcas de serviços;

3.5 - Gerenciamento dos serviços de suporte e assistência ao produto.

UNIDADE IV: Desenvolvimento de Programas e Estratégias de Determinação de Preços

4.1 - Estabelecimento do preço;

4.2 - Adequação do preço;

4.3 - Iniciativas e respostas a mudanças de preços.

UNIDADE V: Projeto e Gerenciamento de Canais e Redes de Valor

5.1 - Canais de marketing e redes de valor;

5.2 - O papel dos canais e marketing;

5.3 - Decisões de projeto de canal;

5.4 -  Decisões de gerenciamento do canal;

5.5 - Integração de canais e sistemas;

5.6 - Conflito, Cooperação e concorrência;

5.7 - Marketing no e-commerce.

UNIDADE VI: Gerenciamento de Varejo, Atacado e Logística

6.1 - Varejo;

6.2 - Marcas próprias;

6.3 - Atacado;

6.4 - Logística de mercado.

UNIDADE VII: Gerenciamento da Comunicação Integrada de Marketing

7.1 - A função da comunicação de marketing;

7.2 - O desenvolvimento de uma comunicação eficaz;

7.3 - Decisões sobre o mix de comunicação de marketing;

7.4 - Gerenciamento do processo de comunicação integrada de marketing.

UNIDADE VIII: Como lidar com a concorrência

8.5 - Identificação dos concorrentes;

8.6 - Análise dos concorrentes;

8.7 - Estratégias competitivas para líderes de mercado;

8.8 - Outras estratégias competitivas;

8.9 - Busca de equilíbrio entre as orientações para o cliente e para o concorrente.

UNIDADE IX: Satisfação, Valor e Fidelidade do Cliente

9.1 - Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente;

9.2 - Maximização do valor do cliente ao longo do tempo;

9.3 - Cultivo de relacionamento com o cliente;

9.4 - Banco de dados de clientes e database marketing.

UNIDADE X: Coleta de Informações e análise de ambiente de marketing

10.1 - Sistema de registro interno e de Inteligência de marketing;

10.2 - Análise do macroambiente;

10.3 - Ambiente demográfico;

10.4 - Outros macroambientes importantes.

UNIDADE XI: Desenvolvimento de Estratégias e Planos de Marketing

11.1 - Marketing e valor para o cliente;

11.2 - Planejamento estratégico corporativo e em nível de decisão;

11.3 - Planejamento estratégico de unidades de negócios;

11.4 - Planejamento de produto: a natureza e o conteúdo de um plano de marketing.

Bibliografia Básica:

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2008.

ROSENBLOOM, Bert. Canais de Marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.

Bibliografia Complementar:

AAKER, David A. Estratégia de Portfólio de Marcas. Porto Alegre: Bookman, 2007.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Cobra, 2005.

COSTA, Antonio R. CRESCITELLI, Edson. Marketing Promocional para Mercados Competitivos: planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2007.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

NEVES, Marcos Fava. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005.