Imprimir

Curso: Administração
Disciplina: Empreendedorismo e Plano de Negócios
Semestre: Sexto Pré-requisito:
Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

 

Ementa:
O fenômeno do empreendedorismo. A importância sócio-econômica do empreendedorismo. Características do empreendedor de sucesso. Perfil empreendedor. Necessidades, conhecimentos, habilidades e valores. Processo comportamental. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Ciclo de vida das organizações. Fases da evolução das empresas. Empresas feitas para durar. Empresas de pequeno porte/médio e grande. Evolução das empresas no Brasil. Plano de Negócios. Inovação e Criatividade. Pesquisa de Mercado. Técnicas de Venda. Técnicas de Negociação. Qualidade. Formação de Preços. Ferramentas Gerenciais.

 

Conteúdo Programático:
UNIDADE I – EMPREENDEDORISMO
1.1 - O fenômeno do empreendedorismo no mundo;
1.2 - O fenômeno do empreendedorismo no brasil;
1.3 - A importância sócio-econômica do empreendedorismo;
1.4 - Fatores que influenciam o empreendedorismo.

UNIDADE II – PERFIL EMPREENDEDOR
2.1 - Visão do empreendedor;
2.2 - Oportunidade de negócio;
2.4 - Matriz de validação de idéias;
2.3 - Criatividade e inovação.

UNIDAE III – PLANO DE NEGÓCIO
3.1 - O processo de criação de um novo negócio;
3.2 - Aspectos legais sobre plano de negócios;
3.3 - Componentes de um plano de negócios;
3.4 - Modelo de plano de negócio simplificado.

UNIDADE IV – OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO
4.1 - Mitos do empreendedorismo;
4.2 - Utilização do plano de negócio;
4.3 - Análise do plano de negócio.

 

Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3. Ed. São Paulo. Saraiva, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa: uma idéia, um paixão e um plano de negócios. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

Bibliografia Complementar:
BELTRÃO JÚNIOR, Nicolau da Silva, SILVA, Valmi Borges da, HOMMA, Alfredo Kingo Oyama. Gestão organizacional de propriedades produtoras de búfalos na Ilha de Marajó: o caso da Fazenda Glória. Belém, Pa: 2004.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. 1. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LODISH, Leonard; MORGAN, Howard Lee; KALLIANPUR, Amy. Empreendedorismo e marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.
DEGEN, Ronald. O empreendedor. 1. Ed. São Paulo: Makron, 2000.
Harvard Business Review. Empreendedorismo e Estratégia. 1 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MONTGOMERY, Cynthia A.; Michael PORTER (Org.). Estratégia: A Busca da Vantagem Competitiva. 5. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
XAVIER, Carlos Magno da S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2. Ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2009.